Eric John Earnest Hobsbawm (nascido em Alexandria, 9 de Junho de 1917) é umhistoriador reconhecido internacionalmente.Seu trabalho é um estudo da construção das tradições no contexto do Estado-nação. Ele argumenta que muitas vezes as tradições são inventadas por elites nacionais para justificar a existência e importância de suas respectivas nações.
Em 1933, Hobsbawm mudou-se paraLondres ,por ter ganhado uma bolsa para estudar na Universidade de Cambridge, Hobsbawn formou-se em História. Uma de suas preocupações é aprimorar as análises históricas para criar mecanismos mais eficientes de predições econômicas e sociais. Ele mesmo faz algumas em seus livros - como a dificuldade de Israel se manter no Oriente Médio se mantiver apenas a força militar como apoio. Tornou-se militante político de esquerda e ingressou no Partido Comunista da Grã-Bretanha.Durante a Segunda Guerra Mundial(1939/1945), participou de mais um importante período do século XX, ao integrar o Exército Britânico contra os nazistas. Foi responsável por trabalhos de inteligência, pois dominava quatro idiomas. Com o fim da guerra, Hobsbawn retornou à Universidade de Cambridge para o curso de doutorado. Também nessa época juntou-se a alguns colegas e formou o Grupo de Historiadores do Partido Comunista.
Foi membro do grupo de historiadores marxistas britânicos, como Christopher Hill, Rodney Hilton e Edward Palmer Thompson que, nos anos 60, diante da desilusão com o stalinismo, buscaram entender a história da organização das classes populares em termos de suas lutas e ideologias, através da chamada "História Social".
Para analisar a história do trabalhismo e os diversos aspectos que a envolvem, como as revoluções burguesas, o processo de industrialização, as diferentes manifestações de resistência, luta e revolta da classe trabalhadora, Hobsbawn dedicou-se à interpretação do século XIX.
Sobre esse período,publicou estudos importantes, como "Era das Revoluções" ,"A Era do Capital" e "A Era dos Impérios" . Hobsbawn é responsável por análises aprofundadas sobre aquilo que chama de “o breve século XX”.
Um desses livros, em especial, rendeu-lhe reconhecimento e prestígio: "A Era dos Extremos", lançado em 1994, na Inglaterra, tornou-se uma das obras mais lidas e indicadas sobre a história recente da humanidade.Também importante no conjunto de sua obra é seu livro mais recente, "Tempos Interessantes", publicado em 2002.Considerado um dos historiadores atuais mais importantes, Hobsbawm, além de militante de esquerda, continua utilizando o método marxista para a análise da História, sempre a partir do princípio da luta de classes. É membro da Academia Britânica e da Academia Americana de Artes e Ciências. Foi professor de História no Birkbeck College (Universidade de Londres) e ainda é professor da New School for Social Research de Nova Iorque.
LIVROS PUBLICADOS
- A Era das Revoluções
- Era do Capital
- A Era dos Impérios
- Era dos Extremos
- Sobre História
- Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1979 (Segunda Edição)
- História Social do Jazz
- Pessoas Extraordinárias: Resistência, Rebelião e Jazz
- Nações e Nacionalismo desde 1780
- Tempos Interessantes (autobiografia)
- Os Trabalhadores: Estudos Sobre a História do Operariado
- Mundos do Trabalho: Novos Estudos Sobre a História Operária
- Revolucionários: Ensaios Contemporâneos
- Estratégias para uma Esquerda Racional
- Ecos da Marselhesa : dois séculos revêem a Revolução Francesa / Eric J. Hobsbawm ; tradução Maria Celia Paoli. São Paulo:Companhia das Letras, 1996.
- As Origens da Revolução Industrial/ tradução de Percy Galimberti São Paulo: Global Editora, 1979.
Eric Hobsbawm um grande historiador onde com certeza será um dos grande nomes que sempre irei lembrar pelo resto de minha vida tando academica, como profissional, assim com suas grande obras !
ResponderExcluirHobsbaw exelente hitoriador apezar de ter muitas dificuldades au sair da sua terra por quasa das gerras. Dezenvolvel muito bem seus trabalhos estudioso ganhou uma bolsa em uma emportante istituição de encino superior do Reino Unodo. Além disso defende o maxismo, particepol da segunda gerra mundial como responsável nos trabalhos de imteligência.
ResponderExcluirERIC HOBSBAWM, autor famoso e renomado internacionalmente. que publicou varios livros relacionados a história.
ResponderExcluirnos ajuda em suas obras a entender muito "sobre história"
que alias é o nome de uma das suas grandes obras.