terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

1a) Atividade Avaliativa de Março (Cinema na Metodologia)

Como foi dito na aula de hoje (28/02/2012), uma vez por mês os alunos serão "convidados" à assistir um filme em cartaz nos cinemas de Aracaju-SE, dentre algumas opções lançadas aqui no Blog, para que possam mais tarde comentá-lo sob o viés do olhar acadêmico, unindo a teoria e a prática apreendidas em aula.
&
A ida aos cinemas será individual e voluntária, porém está vinculada a atividades avaliativas de comentários do Blog que valem até 4,0 pontos. Quem perder a "sessão pipoca" não perderá pontos, mas também não os ganhará!
&
Lembrando que alunos com a carteirinha de estudante da UFS (feita no CVV, próximo ao Colégio de Aplicação na UFS - Campus São Cristóvão) além de dar acesso ao empréstimo de livros das bibliotecas (BICAL/Laranjeiras e BICEN, São Cristóvão) também permite que vocês paguem meia-entrada na compra de ingressos para sessões de cinema na rede Cinemark (Shopping Riomar e Shopping Jardins/ Aracaju). Por isso, não durmam no ponto e garantam sua meia entrada.

PS: Às segundas-feiras as sessões são mais baratas, ou seja, você pagará "metade da metade"! :)

Abaixo seguem três sugestões de filmes em cartaz:

* FILMES DE MARÇO 2012:


1.) Para os "alunos emotivos" o filme Histórias Cruzadas (The Help, 2011) é uma produção originária dos EUA, com 146 minutos, sob direção de Tate Taylor e distribuído pela Walt Disney Pictures. Em seu enredo conta a história de Skeeter (Emma Stone) que ao terminar a faculdade e voltando à sua cidade natal no Mississipi, na década de 1960, busca consolidar-se como escritora através do trabalho no jornal local. À partir de sua contratação para escrever uma coluna sobre conselhos doméstico, entra em contato com as empregas negras de suas amigas e presencia cenas de sujeição e preconceito. Surge então a ideia de escrever uma livro sobre a "voz das empregadas" a respeito de sua condição de trabalho e durante esse percurso a personagem aplica uma "metodologia de coleta de dados" entre recusas e aceites, conflitos e descobertas pessoais. Duas presenças são essenciais nesse filme: Aibileen (Viola Davis) e Minny (Octávia Spencer, ganhadora do Oscar de melhor atriz coadjuvante, 2012) as empregadas cuja narrativa irá expor o cotidiano das famílias sulistas. O filme é baseado no livro best-seller de Kathryn Stockett intitulado The Help.

2.) Para os "alunos curiosos e tecnológicos" o filme "A invenção de Hugo Cabret" (Hugo, 2011), uma produção originária dos EUA, com 127 minutos é dirigido por Martin Scorsese e distribuído pela Paramount Pictures. A película conta a história de um órfão vivendo uma vida secreta nas paredes de uma estação de trem em Paris. Com a ajuda de uma garota excêntrica, ele busca a resposta para um mistério que liga o pai (Jude Law) que ele perdeu recentemente, o mal humorado dono de uma loja de brinquedos que vive abaixo dele e uma fechadura em forma de coração, aparentemente sem chave. O método de pesquisa utilizado pelo menino, em companhia de sua jovem amiga, o colocará em muitos perigos e situações engraçadas, mas também enveredara por uma poesia visual reconstrutiva da história do cinema francês. Atenção para as referências à Jean Valjean (Les Miserables) e os irmãos Auguste Marie Lumière e Louis Nicholas Lumière conhecidos como inventores do cinematógrafo (uma máquina de filmar e projetor de cinema, que lhes tem sido atribuído mas que na verdade foi inventado por Léon Bouly, em 1892, mas perdida a patente, fora de novo registada pelos Lumière a 13 de Fevereiro de 1895. Projetado em 3D, o filme mescla os recursos atrativos tecnológicos com reprodução de filmes em preto & branco. O filme é baseado no livro de Brian Selznick. 


3.) Para os "alunos aventureiros" que gostam de fortes emoções, violência e suspense detetivesco o filme Millenium - Os homens que não amavam as mulheres (The Girl with the Dragon Tattoo, 2011), uma produção dos EUA com 158 minutos é dirigida por David Fincher e distribuído pela Sonny Pictures. O filme é um enigma a portas fechadas - passa-se na vizinhança de Hedestad, Suécia. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou. Nesse contexto Mikael Blomkvist (Daniel Craig), após um escândalo em seu trabalho, é contratado para investigar o caso e auxiliado pela jovem hacker Lisbeth Salander (Rooney Mara) irão desenvolver uma metodologia de pesquisa cujo alcance da verdade sobre o que aconteceu irá colocar em risco suas vidas. Baseado no livro best seller homônimo, primeira parte da cultuada trilogia de mistério Millenium, escrita pelo sueco Stieg Larsson. Refilmagem do longa sueco Os Homens que Não Amavam as Mulheres (Män Som Jatar Kvinnor ,2009), de Niels Arden Opley.

O que o aluno deve observar e comentar aqui no blog, à partir do filme escolhido?

* Escrever sobre a metodologia de pesquisa presente em cada filme, identificando-a, descrevendo-a e abordando sua importância para o resultado alcançado.

27 comentários:

  1. Assisti "Histórias Cruzadas", filme incrível! Relata claramente o preconceito sobre negros e sua relação com brancos, aonde não podiam tocar os brancos (seus chefes), usar o banheiro deles entre outras coisas. Fotografia e texto muito bons,um filme que prende você, pois a forma como a história é contada apesar de triste não ficou pesada,(Um filme para emotivos sim, mas para quem gosta de bons filmes filmes também!)

    ResponderExcluir
  2. A invenção de Hugo Cabret, uma historia fantástica de um menino órfão de 12 anos que vivia escondido em uma estação de trem, onde exercia a função de seu tio que estava desaparecido, que era a de cuidar da manutenção de gincantescos relógios.Em meio ao seu trabalho usava peças furtadas de uma loja da estação para tentar concertar um autômato, que era a unica lembrança que tinha do pai para desvendar um enigma.
    Como tinha muitos planos, correu bastante perigo e isso fez com que algumas pessoas descobrissem, mas que nada foi o suficiente para que ele perdesse a esperança daquilo que desejava alcançar.
    Contudo esse filme faz referencias a vários períodos da historia, e entre eles estão o da Revolução Industrial com o surgimento do cinema em meio ao avanço tecnológico.No entanto no filme há cenas em que mostra como eram elaboradas as cenas daquelas épocas, as câmeras usadas, sendo que hoje em dia está tudo mais sofisticado e com a maior predominância da tecnologia digital, que está cada vez mais em alta.

    ResponderExcluir
  3. O filme HISTÓRIAS CRUZADAS fala sobre negros e brancos,havia uma família de pessoas cujas cores eram diferentes. O termo negro para algumas pessoas era usado como um tipo de exploração, nada mais era um grande preconceito, e nos dias de hoje ainda existe uma grande parte de negro que são descriminados.

    ResponderExcluir
  4. O filme HISTÓRIAS CRUZADAS fala sobre duas raças porem uma com descriminação contra outra, o termo negro era usado somente para serviços escravos.Mas nos dias de hoje ainda vimos alguns casos acontecerem com base a isso,muitos ainda não estão livres desse racismo.Afinal somos todos iguais independente do que sejamos.

    ResponderExcluir
  5. "Historia Cruzadas"
    Bem o filme relata o racismo que acontece ate hoje.
    Fala das mulheres que alem de sofrerem com a humilhação no trabalho(se é se pode chamer de trabalho?)tambem sobrem violencia domestica.
    A parte comovente é que essas empregadas domesticas se envolvem com as crianças criando laços afetivos como se fossem seus proprios filhos.
    A historia aborda a continuidade da profissão por nessecidade e não por vocação e destisno.
    A coragem de quebrar essa corrente de preconceito, de ignorancia, de atraço atraves de depoimentos vividos mostrou que é possivel unir as raças por que somos todos iguais

    ResponderExcluir
  6. O filme Hugo relata a importância que devemos dar as coisas que fazemos e exercemos foi assim que Hugo mostra no filme. Que uma coisa velha e simples iria lhe mostra uma grande surpresa que ele tanto esperava mas a surpresa não era só dele mas também Georges Méliés. Que por falta de conhecimento um escritor diz que ele esta morto, acabado e graças a Hugo ele foi ressuscitado da cinzas e mostrado o que ele tinha de maior monumento que era seus filmes. Apesar de que os documentos " filmes " que foram salvos apenas 1 era verdadeiro o resto era apenas copias então o que retou não e um documento verdadeiro por que não tem como confirma porque até o estúdio de filmagem que poderia ser um monumento na quela época só resta cinzas então como le goff todo documento e falso.foi isso que o filme passou para mim. Desculpa pelo erro

    ResponderExcluir
  7. O filme Hugo relata a importância que devemos dar as coisas que fazemos e exercemos foi assim que Hugo mostra no filme. Que uma coisa velha e simples iria lhe mostra uma grande surpresa que ele tanto esperava mas a surpresa não era só dele mas também Georges Méliés. Que por falta de conhecimento um escritor diz que ele esta morto, acabado e graças a Hugo ele foi ressuscitado da cinzas e mostrado o que ele tinha de maior monumento que era seus filmes. Apesar de que os documentos " filmes " que foram salvos apenas 1 era verdadeiro o resto era apenas copias então o que retou não e um documento verdadeiro por que não tem como confirma porque até o estúdio de filmagem que poderia ser um monumento na quela época só resta cinzas então como le goff todo documento e falso.foi isso que o filme passou para mim.

    ResponderExcluir
  8. Adirany.
    O filme A Invenção de HUGO de Cabret, tenta passar para o público a importância da cultura, da arte,do cinema, da memoria, do passado/presente.Logo,conta parte da historia do cinema,focando Georges Méliés como pai da arte do cinema.
    Portanto, o que estou levando de ensinamento pra o curso de estudos academicos é que nunca é tarde pra recomeçar, se queremos algo temos que correr contra o tempo para obte-lo.

    ResponderExcluir
  9. A INVENÇÃO DE HUGO É UM FILME QUE RELATA,A HISTÓRIA DE UM MENINO DE 12 ANOS QUE FICOU ÓRFÃO E FOI MORAR COM O TIO NO RELÓGIO DE UMA ESTAÇÃO DE TREM.TINHA UM AUTÔMATO ( UM ANDROIDE DE CORDA QUE ESCREVE) QUE FOI O QUE RESTOU DO SEU PAI,HUGO PRECISAVA ENCONTRAR A CHAVE QUE FAZIA FUNCIONAR O ROBÔ,POIS ELE ACREDITAVA QUE O AUTOMATO GUARDAVA UMA MENSAGEM DO SEU PAI.
    EM BUSCA DE PEÇAS PARA O CONSERTO FAZIA PEQUENOS FURTOS EM UMA LOJA DE PEÇAS ,ATÉ QUE UM DIA FOI PEGO PELO DONO DA LOJA SR. GEORGES MÉLIÉS.DAÍ INICIANDO UMA NOVA HISTÓRIA DE MISTÉRIO E AVENTURAS.HUGO TINHA UM CADERNO COM ENIGMAS DO ANDROIDE.O FILME MOSTRA UM CENÁRIO ARQUITETÔNICO DO INÍCIO DO SEC. XX.O FILME MOSTRA O INÍCIO DO CINEMA, A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O NARZISMO.ATRAVÉS DE UM DESENHO HUGO FOI DESVENDANDO A HISTÓRIA DO AUTÔMATO QUE FOI INVENTADO POR GEORGE MÉLIÉS ,MÉLIÉS ERA UM GRANDE ATOR E PRODUTOR DE CINEMA, E DEIXOU DE PRODUZIR FILMES POR CAUSA DO NARZISMO,OS JOVENS DEIXARAM DE FREQUNTAR OS CINEMAS MUITOS OBRIGADOS A IREM PRA GUERRA.

    ResponderExcluir
  10. Com base nas teorias e metodologias da História aplicada à Museologia, pode-se dizer que Hugo juntamente com Isabele buscaram as instituições de memória daquela época(arquivos,museus,bibliotecas) e pode-se dizer questionamentos, como se fosse uma enquete que aí eles foram juntando as peças do "quebra-cabeça" elucidando assim o mistério do autômata e os outros que foram aparecendo no decorrer do filme como :
    1° Quem criou o autômata e porque o abandonou?
    2° Onde está a chave com formato de coração que liga o autômata?
    3° Quem é George Meliés ? Qual a sua ligação com o autômata?
    4° Porque Isabele tem a chave que liga o autômata ?
    5° Porque o " tio George" que por coincidência é tio de Isabele nunca a deixou ir ao cinema?
    6° Porque George e a sua esposa sempre se entristece quanto se lembra do passado?
    Entre outros mistérios que remete o filme, mas esses seis são os principais a meu ver.
    O filme está embasado no tipo da " História Ideológica" onde ela descreve os fatos fictícios. É a memória coletiva que tende a confundir a história(como a invenção do cinema com os irmãos Lumiére; o começo da carreira do George Meliés como um talentoso ator e cineasta; a chegada da Guerra e o fim da juventude e da esperança) e o mito(os truques mágicos e de ilusão que ele usava em seus filmes como efeitos visuais e a criação do autômata como seu grande tesouro,feito de corpo e alma). Por fim para se fazer o próprio filme a produção utilizou como arquivos adicionais fontes do Athenee Theatre Louis Jouvet, a Bibliothéque Sainte-Geneviéve, o BFI, o Cinematheque Francaise entre outras fontes históricas pra complementar o filme.

    ResponderExcluir
  11. MILLENIUM, trata do desaparecimento de uma jovem que sumiu sem deixar pistas, seu tio acredita que ela foi assassinada, e contrata um jornalista para desvendar o mistério, tendo como principais suspeitos sua própria família. No filme destacam-se duas metodologias de pesquisas= A pesquisa exploratória: em que o jornalista faz o levantamento de dados; entrevista as pessoas que podem ter relação com o caso, houve os depoimentos dos familiares e de quem estava presente no dia, formula ideias de acordo com os documentos examinados, fotos, objetos e jornais publicados na época para uma maior interação com o problema. E a pesquisa descritiva: onde são feitas a descrição dos lugares em que ela foi vista antes de sumir, as pessoas que tiraram fotos, as causas que fizeram ela fugir, e a relação dela com os familiares. De acordo com as metodologias de pesquisa que foram usadas, foi descoberto que a jovem não havia sido assassinada, e que ela tinha sido vítima de estupro, primeiro por seu pai que acabou sendo morto por ela no ato de defesa, e depois por seu irmão. Sabendo que isso nunca iria acabar então ela fugiu com sua tia, que acabou morrendo num acidente, e aí ela passou a usar o nome da tia para não ser descoberta.

    ResponderExcluir
  12. A Invenção de Hugo Cabret, relata a estória de um menino orfão que mora numa estação de trem em Paris.Todos os dias, ele ia até a loja de brinquedos para roubar peças.Na esperança de encontrar a peça principal, que daria vida ao seu brinquedo um autômatro.Que foi deixado pelo seu pai que o encontrou num museu.Assim como para Hugo Cabret era essecial, encontar essa peça que faltava.Pois com isso ele estava regatando a memória do seu pai, que morreu antes de dar avida vida ao autômatro.O autômatro é a peça fundamental desse filme, que vai servir de método de resgate.Da memória da história do cinema e mostra a importância de ser preservada.

    ResponderExcluir
  13. Aida.
    O filme vidas cruzadas falam de fatos veridicos que aconteceram em
    tempos remotos atè o dia de hoje,onde a mulher sofre todo tipo de preconceito.
    as mulheres negras que tiveram alforria, jà mais deixaram de serem escravas por causa da discriminaçao da sociedade,a onde continuan lutando por um lugar digno,a onde nos dias de hoje conquistaram cargos importante na sociedade.

    ResponderExcluir
  14. Cleide,

    O filme A ivenção de Hugo Cabret, é surpeendente,em visão de

    memórias, onde podemos observar várias obras de arte etc.
    conta a história do passado e memória de um autômato, do qual fez resgatar a história do seu criador.

    ResponderExcluir
  15. Cada filme usa um metodologia diferene para se chegar ao resultado final.Em Hugo Cabret ele usa a pesquisa na biblioteca para coseguir descobrir a historia de Geore Melies que era ceneasta.No filme o Millenium um jornalista e solicitado para desvendar o sumico de uma jovem a alguns anos,e com a ajuda de uma investigadora ele usa os metodos de pesquisa em arquivos e entrevistas com a familia da desaparecida para conseguir desvendar o misterio.E em Vidas Cruzadas a historia eh muito bonita,apesar de ser muito preconceituosa,poque mostra a superaçao e a forca da uniao do grupo e da metodologia utilizada;o filme relata o preconceito sofrido por empregadas domesticas negras.E com o interesse de uma jornalista branca,criada por uma negra,em publicar a historia e cada uma delas.Entao com a entrevista da maioria das empregadas a jornalista consegue publicar um livro mostrando a força de todas elas.

    ResponderExcluir
  16. O millenium nos mostra a historia de dus pessoas que gostam de fortes emoçoes apesar de ja terem passado por situaçoes dificeis e constrangedoras.O filme fala de uma pessoa desaparecida e que seu avo quer saber se ela estar viva.No momento em que Mikael e Lisbet aceitam esse caso começa cada um com suas fontes de pesquisa:livros,jornais,entrevistas,fotos e internet foram formando as pessas do quebra cabeça e desvendando o enígma.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Estou utilizando estes para diagnóstico em sala e trabalhos de pesquisa.

    Muito bom!

    ResponderExcluir
  18. No filme AS INVENCÕES DE HUGO CABRET, acontece em uma determinada cena uma dissertação partindo do protagonista “HUGO” que mim chamou atenção .Onde ele diz resumidamente o seguinte: “Eu sempre imginei que o universo fosse como uma máquina assim como um relógio, e sendo uma maquina entendo que, nela há somente peças necessárias onde não existe peças extras. Logo, se o mundo é uma máquina, e eu fasso parte dele ,e cosequentimente tambem sou uma chave importante para que ele funcione” Ou seja , seu existo é por que eu tenho algo a comprir, um dever, uma razão que só com o tempo eu vou descobrir o meu verdadeiro fundamento,‏

    ResponderExcluir
  19. A invenção de Hugo Cabret é uma bela história que se passa na Europa, mais especificamente em Paris no século 19. A história principal deste filme retrata a vida de um criança que acaba de perder o seu pai e sem pessoas para ajudá-lo, vive com seu tio na estação de trem de Paris. No filme ele passa por momentos de desespero para consertar algo que é seu principal interesse, afinal esse objeto era a única coisa que o despertava para a realização de um sonho. Esse filme relata a importância que devemos dar as coisas que fazemos e exercemos pois é assim que Hugo mostra no decorrer do filme A função de Hugo Cabret nesse filme, o autor nos passa a lição de perseverança e dedicação, e mostra o quanto uma amizade faz a diferença para podermos ser melhor e fazer as coisas acontecer e trazermos felicidades a outras pessoas. A grande sacada do autor foi em unir uma época em que qualquer coisa diferente era novidade, colocando um garoto para ser a peça chave do filme, colocando o sonho de um grande astro do cinema que havia perdido a vontade de viver, e afirmando que apesar do tempo, o sonho é algo de que nunca devemos desistir, e que a hora que menos esperamos e de quem menos pensamos, o sonho se realiza.

    ResponderExcluir
  20. A invenção de Hugo Cabret e um filme que vem relatar no meio historico a invenção das maquinas, vindo representar nos tempos de hoje a modernidade adquirida na sintese eletronica da fabricação de robôs e varios outras tecnologias. naquela epoca a invenção que o pai dele deixa a ele como presente apos sua morte, vai revolucionar de certa maneira o termo tecnologia em um determinado passado presente. como e o fato de hoje termos computadores, sendo que a poucas decadas atras usava-se a maquina de escrever.

    ResponderExcluir
  21. O filme As invenções de Hugo Cabret mostra a história de um menino que junto com o seu pai começou a montar um robô, porém seu pai veio a falecer.Mesmo com o falecimento de seu pai ele não esmoreceu, ele continuou a montar o robô pois achava que ali teria uma mensagem de seu pai para ele o que os ligaria mesmo que em memória.Hugo pra conseguir montar esse robô viveu muitas aventura e descobriu um mundo novo, que era o dos livros e da pesquisa, tal que fez pra conseguir seu objetivos e aprendeu coisas além.Mais a grande invenção ao meu ver de Hugo é a reinvenção dos sonhos que ele possibilitou ao cineastra que depois o ajudou, a reinvenção de uma vida que já estava perdida, e o conhecer de um mundo novo que vira através das histórias dos livros pelas quais se apaixonou.

    ResponderExcluir
  22. O filme trata da realização de um sonho que um garoto de 12 anos chamado HUGO CABRET tém,é fazer funcionar um velho robô mas para isso ele precisa de uma chave, mas no decorrer do filme muitas coisas acontece e HUGO terá seu desenho e alquns objetos tomados pelo relogoeiro da estação de trem da qual ele furtave algumas pessas para fazer a máquina funcionar. Nas indas e vindas de HUGO para recuperar os seus pertence, acaba conhecendo IZABELLE,que vai ajudar a desvendar o mistério do seu tio. Com relação a Le goff quando HUGO e ISABELLE buscam as instituições de memoria da época para descobrir a verdade escondida pelo relojoeiro da estação de trem, ele esta segondo historias e memorias de jacques Le Goff ele está usando om crtério de verasidade para saber o que é verdade ou não

    ResponderExcluir
  23. No filme as invenções de hugo cabret conta a história de um menino órfão que foi morar com seu tio depois que seu pai morreu, ele tinha um sonho de reconstruir o autômoto um androide de corda que escreve pois este era a unica coisa que restara de seu pai.E Le Goff relata isso em memorias, falando de recordações e mostrando também varias obras de arte.

    ResponderExcluir
  24. O filme a invenção de Hugo Cabret se passa em varios lugares como blibioteca,cinema e a estação de trem onde ele vive.Hugo é um garoto orfão que recebe a misão de desvendar um misterio contido em um robô,para desvendar esse misterio ele conta com a ajuda de uma garota e por meio de observação e ivestigação eles conseguem solucionar o misterio no qual consiste em resgatar a memoria esquecida eperdida no tempo.

    ResponderExcluir
  25. MILENIUM um bom filme. Retrata a história de dois investigadores que tentam desvendar o motivo de mortes de algumas mulheres, em especial a morte de HARRIET.
    Comparando o filme com o conteúdo trabalhado em aula, o método utilizado é da pesquisa. Através de fotos, jornais, revistas e a internet os investigadores descobrem quem são "os homens que não amavam as mulheres "
    Outra parte importante que o filme nos mostra. é que quando formos fazer algo ou falar sobre algum assunto precisamos ter fundamentos, certeza e dominância sobre o que o que estamos falando ou mostrando. Para chegarmos o mais próximo da verdade.

    ResponderExcluir
  26. Os filmes são de gêneros diferentes porém todos eles trabalham com uma metodologia para desvendar o passado ou inovar com alguma ideia, evidente que essas metodologias são diferentes uma da outra. Destaco neste comentário o filme MILENIUM que se trata de uma investigação para encontrar uma jovem que tinha desaparecido. A metodologia utilizada é através da descrição e exploração de dados.

    ResponderExcluir
  27. Historias cruzadas-} o filme mostra de forma clara todo o preconceito contra os negros é demonstrado nas cenas onde os negros não podem tocar os brancos mostrando assim a total descriminação naquela época e nos dias de hoje.

    ResponderExcluir