segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A bússola de cobre: Teorias e Metodologias da História para principiantes


Por: Janaina Cardoso de Mello*
&
Iniciar-se na longa jornada dos livros históricos à princípio pode parecer uma tarefa simples, principalmente em um mundo contemporâneo repleto de romances, memoriais ou jornalismos históricos que embora adotem a fachada da "História" (com H maiúsculo ao referir-se à mesma enquanto campo de saber científico com teoria e método), poucos de fato deixam de lado o sensacionalismo e a superficialidade para adentrarem fontes primárias com critérios reconhecidos pelas academias. Nesse sentido vê-se obras de jornalistas como Eduardo Bueno ou Laurentino Gomes alçarem um sucesso imenso de venda, não por sua qualidade e profundidade de pesquisa, metodologia e argumentação teórico-conceitual, mas pelo uso de jargões "popularescos" que captam leitores muito mais interessados em "escândalos ou fofocas" (na maioria das vezes distorcidos) que são tomados como "verdades absolutas" e causando assim um empobrecimento cultural destes. 
&
A Teoria da História não é fácil, nem agradável, mas sim "espinhosa" porque envolve a compreensão do contexto histórico de produção das idéias formuladas, a biografia (tendências e influências) dos autores, os conceitos muitas vezes localizados em um espaço híbrido e transitório entre outros campos de saber (Antropologia, Sociologia, Literatura, Filosofia, Arqueologia, Museologia, etc.). E apreender tudo isso, separando posições antagônicas, ideologias e modismos necessita muita leitura e amadurecimento acadêmico.
&
Já as Metodologias da História não são menos complexas, uma vez que tratam do modo como as fontes documentais (textuais, sonoras, imagéticas, cibernéticas, etc.) são interpretadas de forma que as análises provenientes dessa "leitura reflexiva" que gera considerações conclusivas sejam respeitadas e concebidas como aceitáveis dentro do padrão acadêmico, fugindo assim ao famoso "achismo".
&
Por isso, se você é um principiante "corajoso e persistente" disposto à enfrentar os desafios, dificuldades e abismos desse grande labirinto, certamente precisará de uma bússola que o guie nessa aventura. Esse blog, tem esse objetivo: ser a sua bússola ao apresentar textos no formato de papers (resumos) sobre obras de Teoria e Metodologia da História, propiciando um debate coletivo alicerçado pelas aulas presenciais. 
Na Era das tecnologias digitais, utilizar-se das mesmas para o estudo da História não é um contra-senso, mas  uma prova de que o tempo evolui, assim como os pensadores que se dedicam à ele. Estamos no século XXI, bem vindos ao "colaboracionismo de valor na internet"! 
&
* Doutora em História Social (UFRJ); Professora do Núcleo de Museologia, do PROARQ - Mestrado em Arqueologia e NPGH - Mestrado em História da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do PPGH - Mestrado em História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).


19 comentários:

  1. A facilidade de compreensão presentes em muitas obras, torna o leitor, principalmente os discentes, mais propensos a gostar do fácil. Frações de textos (os tidos como didáticos) utilizados para responder 'questionários', no qual as perguntas são feitas para que as respostas sejam encontradas parágrafo a parágrafo, os levam a um caminho que futuramente será tortuoso. Tal vício pode ser perceptível, quando ao chegar no ensino superior, o medo que se ressalta ao enfrentar futuras 29 leituras completas de livros nada didáticos, é algo a ser considerado. Eu de cá, desejo que todos nós tenhamos muita determinação e coragem para enfrentar esta pequena, mas significativa batalha. E que venham muitos trabalhos, afinal o único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.
    Mara Jane

    ResponderExcluir
  2. Ler livros históricos exige de quem esta lendo uma atenção maior e compreessão da leitura.Pois esses livros se baseiam em fatos que foram reais e antes de ter sido publicado foram feitas pesquisas para comprovar sua veracidade.Essa leitura trás conhecimento e nos faz compreender como os fatos do passado são refletidos nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  3. Tudo que for a partir deste momento, escrito, dito, terá que ser feito embasado em livros e autores cujo o conceito se encaixe no contexto estudado. Porém, esses mesmos autores e suas mesmas teorias,não são verdades absolutas. A História, que é ciência, exige um constante esforço de interpretação e revisão das explicações propostas. Da mesma forma as metodologias são muitas e diversas por não serem plenas em capacidade de desvendar as explicações do passado. Mas, não seria incorreto pensar que História também é o presente.

    ResponderExcluir
  4. Os textos estão cada vez mais formados por uma diversidade de conhecimentos, sejam eles ao está narrando os fatos, ou mesmo as pesquisas elaboradas como forma de entendermos melhor sobre determinado assunto.Logo a Teria da História é empregada na compreensão de obras de pensadores que influenciaram bastante na construção do conhecimento humano, enquanto a Metodologia compreende o aspecto de métodos possíveis a serem utilizados diante de um leitor na transmissão do conhecimento, seja ele oral ou documentada.

    ResponderExcluir
  5. A base do nosso alicerce a ser formado dentro de cada periodo academico sera fundamentada apartir de muitas leituras bem contextualizada de grandes autores com varias teorias e metodoligias.E que nos faram compreender e destacar cada pedaco da nossa historia cultural.Entao vamos a luta que a jornda e ardua

    ResponderExcluir
  6. Dificuldades ao longo de nossa jornada viram, afinal não é fácil mudar nossos conceitos literários de uma hora para outra. Mas o primeiro posso já dado no momento em que iniciamos a vida acadêmica a leitura será o marco principal da formação e se ficar difícil a compreensão o blog para nos guiar difícil pode ate ser mais não impossível, quando sabemos o que queremos. Jacira

    ResponderExcluir
  7. A partir de agora vamos nos fundamentar na grande obra de nossas vidas, lembrando que desde pequenos ja fazemos isso desde os nossoprimeiros passos ate agora. estaremos nos tornando pessoas a cada dia que passa de sermos mas dignas pelos nosss estudos e pelo trabalho, que por sinal não será algo muito facil, mas esse e mas um desafio que teremeos que encara, embarcando em uma viagem para desvendar e compreender os misterios das teorias e metodologias da nossa historia.

    ResponderExcluir
  8. Ler e compreender parece ser tarefa simples,mas requer muito conhecimento. A partir dai teremos a base para começar o inicio de uma grande jornada de luta e dedicação.Dificuldades viram, mas tentaremos compreender melhor o nosso passado, presente e futuro.

    ResponderExcluir
  9. Estamos iniciando uma longa jornada,onde precisamos de uma base para podermos compreender melhor nossa historia através de muita leitura.A partir dai vamos dar inicio a discussoes e debates,para enfrentarmos desafios e dificuldades que certamente viram e que devemos estar preparados.

    ResponderExcluir
  10. Devemos compreender que nessa nova fase da vida precisamos saber que para chegarmos aonde queremos é preciso muita leitura e dedicação,até por que vai nos gerar novos conhecimentos e curiosidade de aprender sobre outros assuntos e isso vai fazer interagirmos com outras pessoas que tenham mais afinidade com certos assuntos.Po isso temos que ir nos acostumando,pois iremos ler livros com diversas linguagens e cabe a nós tentar compreende-los.

    ResponderExcluir
  11. O texto apesar de ser pequeno consegue passar informações imortantes para o estudo das teorias e metodologias da historia,a exemplo propondo uma atenção para leituras, com debates onde irá acarretar num melhor entendimento a respeito dos textos em que serão trabalhados e estudados ao longo do período que se inicia.mas isso só irá acarretar com resultados positivos se considerar o blog como uma verdadeira bússola onde o próprio menciona.

    ResponderExcluir
  12. O estudo e a pesquisa pode ser a mais difícil, mas tem que ser feita com muita organização e dedicação. Espero muita leitura e muita pesquisa, principalmente usando a tecnologia que está em todo nosso dia a dia. Por isso que a bússola e,é sera muito importante durante todo esse tempo.

    ResponderExcluir
  13. É uma questão de dedicação e comprometimento, se nos dedicarmos bastante seremos capazes de atingir nossa meta.
    Como alguns professores falaram a faculdade não é continuação do ensino médio, então vamos a luta.

    ResponderExcluir
  14. Durante a nossa jornada como estudante do curso de museologia,iremos nos deparar com diversos textos de diferentes autores que tem como proposito de nos esclarecer determinados pontos sobre o campo museologico.Entender historia como ciencia e preciso muita leitura,dedicação e senso critico para que tenhamos nossas propias conclusoes.

    ResponderExcluir
  15. O estudo histórico é bastante intenso, pois busca entender as ideologias sendo uma área muito ampla de conhecimento, envolvendo diversas fontes de pesquisa e proporcionando uma afinidade maior com o objeto de estudo. Formando um senso crítico sobre diversos campos.

    ResponderExcluir
  16. O curso de museologia nos trás muitos conhecimentos, pois abrange diversas áreas em suas matérias e também nos dá a ideia de vários autores em algumas publicações. Por esse motivo, ele requer bastante comprometimento do aluno. A leitura é peça fundamental nessa nova jornada e a matéria teoria e metodologia da história exige muito disso, pois envolve várias citações de diversos autores que possuem métodos e teorias diferentes. Cabe a quem lê os artigos, tirar a própria conclusão.

    ResponderExcluir
  17. Adirany
    Concerteza será muito importante para todos nós universitários do curso de museologia,teremos dificuldades,mas é a atraves delas que consiguiremos crescer intelectualmente.Requer tempo,paciencia,atenção e ler bastante, para colocar em práticas esses requisitos.

    ResponderExcluir
  18. Quando entramos em um mundo que até então era “desconhecido” (a museologia )ficamos meio apreensivos mas quando temos a oportunidade de ler textos de grandes autores que muitas vezes nós iniciantes precisamos de um dicionário para poder compreendê-los, começamos a nos encantar com os fatos da historia de sociedades antigas ou ate mesmos das atuais gostamos cada vez mais desse “mundo” que é a museologia aprendemos a historia do passado pra desvendar o presente e assim, colaborar para o futuro .
    Com muita dedicação, foco e determinação teremos força e coragem para encarar esse Novo desafio em nossas vidas. POR:DANILO NASCIMENTO

    ResponderExcluir
  19. Passar a fazer algo que não era corriqueiro em sua vida de forma constante, requer disciplina forca de vontade e interesse em vencer na vida.

    ResponderExcluir