Imagem 1: Regina Abreu em palestra no IHGSE, durante o I Encontro Estadual de Memória e Patrimônio Cultural (NMS/GEMPS-CNPq-UFS)
Foto: Janaina Mello (maio de 2011)
Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional), Especialização em "Recherches en Sciences Sociales" (EHESS), Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Bolsista de Produtividade do CNPq 2; Orientadora de Mestrado e Doutorado e Integrante do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social/UNIRIO (certificado pela CAPES/área Interdisciplinar), Líder do Grupo de Pesquisa CNPq "Memória, Cultura e Patrimônio", Coordenadora do Projeto de Pesquisa "A Patrimonialização das Diferenças" (apoio CNPq), Coordenadora do Portal "Museus do Rio" (apoio Faperj/Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro). Atuou como pesquisadora visitante do "Institut de Recherche Interdisciplinaire sur les Enjeux Sociaux-IRIS". Tem experiência na área de Antropologia Social nas interfaces com a Memória Social, o Patrimônio Cultural, os Museus, o Áudio-Visual e o Estudo de Trajetórias. Publicou livros e ensaios sobre museus antropológicos, patrimônio etnográfico, trajetórias biográficas, entre os quais "A fabricação do Imortal", ed. Rocco, RJ, sobre o Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro; "O Enigma de Os Sertões", ed Rocco, RJ, sobre a trajetória biográfica de Euclides da Cunha; "Memória e Patrimônio, ensaios contemporâneos", ed. DPA, RJ.
Imagem 2: Regina Abreu com professoras e graduandas do Núcleo de Museologia (IHGSE)
Foto: Janaina Mello (maio de 2011)
Atualmente, está construindo um portal sobre os 250 museus do Estado do Rio de Janeiro e trabalhando numa pesquisa intitulada Memória, Cultura, Transformação Social e Desenvolvimento: Panorama Museal do Estado do Rio de Janeiro. [Conferir: www.museusdorio.com.br]
Imagem 3: Regina Abreu Visitando a UFS - Campus Laranjeiras com Janaina Mello e Rafael Santa Rosa
Foto: Janaina Mello (maio de 2011)
Antropóloga de grande enfoque, que vai nos servir de base para nosso crescimento acadêmico.
ResponderExcluirA trajetória de Regina de Abreu é importante para nós graduandos, porque serve de insentivo e conhecimento na vida acadêmica.
ResponderExcluirRegina Abreu, renomada e de grande importãncia para a história da museologia,como também para nosso desenvolvimento acadêmico.
ResponderExcluirAntropóloga de renome, Regina Abreu vem para dar uma dinamica nova no conceito de como deve ser a visão sobre a nova museologia.
ResponderExcluirA REGINA ABREU TEM UMA GRANDE BAGAGEM,A RESPEITO DOS SEUS TRABALHOS REALIZADOS,COM ISSO SÓ IRA DAR UMA MELHOR FRUIÇÃO NO CURSO DE MUSEOLOGIA DESDE QUANDO SEUS TRABALHOS SEJAM APLICADOS AO CURSO.JHON LENNON
ResponderExcluirMuito bom ter a presença dessa sabia mulher, onde podemos nós espelhar e ver que podemos crescer, como hoje ela uma grande pesquisadora !
ResponderExcluire muito gratificante que pessoas muito importante como Regina, nos promova esse privilegio de estar perto de nós no nosso campo.
ResponderExcluir