*Robert Darnton nasceu em 1939, em Nova York. Filho de jornalistas, graduou-se em história em Oxford. Foi professor de história europeia na Universidade de Princeton. Fundador do programa Gutenberg-e, atualmente é professor de história e diretor da Biblioteca da Universidade Harvard.
Entrevista no Programa Roda Viva em 24/09/2012
***No Brasil, Robert Darnton publicou, entre outros livros, "O grande massacre de gatos e outros episódios da história cultural francesa" (Graal Editora, 1988), "Boemia literária e revolução" (Cia das Letras, 1987), "O beijo de Lamourette" (Cia das Letras, Livro de Bolso, 2010), "O Iluminismo como negócio" (Cia das Letras, 1996), "Best-Sellers proibidos da França pré-revolucionária" (Cia das Letras, 1998) e "A questão dos livros – Passado, presente e futuro" (Cia das Letras, 2010).
****Atividade avaliativa: Deixe seu comentário sobre A importância dos acervos para a teoria e metodologia na área das Ciências Sociais (Museologia), a digitalização e democratização das obras e o futuro da escrita á partir da entrevista do historiador Robert Darnton.
Para maior aprofundamento: Ler entrevista de Robert Darnton concedida à José Murilo de Carvalho na Revista Topoi (PPGHIS-UFRJ), n. 05, set. 2002, pp. 389-397.
A leitura digital veio para atender há um público leitor como nova opção.Segundo Robert Darton os livros digitais surji para a democratização do conhecimento pela facilidade do acesso a internete.Mas ele deixa bem claro o perigo da monopolozição do conhecimento através de empresas e edtioras que só visam o lucro.Ja dentro do contexto museologico digitalização de acervos e obras é uma maneira de preservar documentos que poderiam se deteriorar como o tempo.Por isso os e-books não veio para subistituir definitivamente os livros impressos mas para divulgar o universo literário.
ResponderExcluirTendo como ponto de vista a entrevista da ao programa roda vida o historiador Robert Darton, tem como a consideração de preservar a cultura literária,assim colocando em a prevalência de deixar mas acessível a comunicação com os livros, unindo-se a tecnologia deste modo, ele foi se concretizando e modificando a forma de pesquisa, facilitando os métodos mas também complicando os autores,assim gerando uma facilidade para os museólogos, no meio de fonte o acervo tecnológico nos da a facilidade e agilidade na pesquisa.Asim fazendo um conservação maior desses documentos onde de acordo com o tempo, podendo criar o esquecimento.
ResponderExcluirConsiderado o um dos maiores historiador culturais e bibliotecários da Europa Robert Darnton esta criando uma gigantesca biblioteca digital no Estados Unidos aberta para todo o mundo.Um dos problemas que Darnton tem enfrentado em sua caminhada ruma ao digital é a monopolização de editoras especializadas.O historiador, que dirige a maior biblioteca universitária do mundo, não recusa o fato de que a tecnologia facilita a vida das pessoas, democratizando também a informação. Ja voltando a importância dos acervos a digitalização das obras vem a ajudar na conservação desses documentos,coisa que ajuda a preservar tais materiais protegendo-os de deteriorização com o passar dos tempos.
ResponderExcluirSegundo Robert Darton o acesso a internete fai facilitar o conhecimento a tráves dos livro digitais, ele é contra a centralização do conhecimento. Segundo ele ao dar uma informação ao um jornal,revistas e editoras voce não deveria ter que pagar por aquela informação que na maioria das vezes foi voce propio que cedeu a esses meios de comunicação.
ResponderExcluirOS TEXTOS DIGITAIS MUSEOLOGICOS,FACILITA BASTANTE,COMO SENDO UMA MANEIRA MAIS FÁCIL DE SE OBTER E ATENDER UM MAIOR NUMERO DE LEITORES.MAS É QUE AS EMPRESAS E AS EDITORAS PODE ACABA MONPOLIZANDO,FAZENDO COM QUE SUJA UMA VISÃO DE CRITICA POR PARTE DA SOCIEDADE. JHON LENNON.
ResponderExcluira importancia dos acervos e um dado fato de extrema importancia a area da museologia e as outras disciplinas que se relacionam com ela ja que e nesse relacionamento que ha um estudo aprofundado de uma determinada oeça museologica, que pode ser de interresse a varias disciplinas que se envolvem junto a museologia como fonte de estudo e pesquisas. sendo de grande relevancia digitalização de acervos como fonte e base dessas pesquisas ate em casa.
ResponderExcluirO historiador e diretor executivo da Biblioteca de Haverd,Robert Darnton, é amante do papel mas trabalha para digitalizar o maior acervo de livros do mundo,100 unidades e 17 milhões de obra.
ResponderExcluirPara ele a digitalização proporciona a democratização do conhecimento.
A digitalização dos livros vai facilitar o acesso e a interação com o conhecimento expandindo o saber, como destaca Darnton. Além,de contribuir para a preservação e propagação da nossa historia a partir dos textos eletrônicos.
ResponderExcluirRobert Darnton um dos maiores históriadores americanos. não so por prazer mais também para facilitar a vida dos leitores e amantes de livros.
ResponderExcluirele proucura mostrar o conhecimento histórico usando a tecnologia.
Darnton fala que estamos vivendo em uma era de mudanças tecnologicas tão grande quanto a era dde gutemberg.
podemos dizer que não tivemos momentos como este que as coisas estão muito rapidas, em 1974 depois que a internet foi criada viaram as ferramentas de busca como google e as redes sociais.
por isso é importante a digitalização dos livros.
Por vivermos eem uma época onde tudo é mecanizado, digitalizado, concerteza a uma produtividade muito grande por parte dessas obras, que ficam disponiveis a qualquer lugar que vc vá, trazendo a sociedade a aproximação da leitura digital sem "itermedios burocráticos",.
ResponderExcluirO acervo é a peça mais importante nos estudos da museologia e de qualquer outra ciência ,pois nele esta contido toda a historia e tradições de um povo e todas as teorias tem foco em algum "objeto " de estudo geralmente encontram-se em acervos,o acervo é a memoria/arquivo de varias historias.
ResponderExcluira digitalização dessas obras é de suma importância para a preservação desses bens materiais , pois digitalizando essa obras é possivel espalhar a imformação e a cultura nela contida, espalhar o saber a todos os povos.