domingo, 14 de outubro de 2012

Charles Orser Jr. - Introdução à arqueologia histórica



Resenha: ORSER JR., Charles E. Introdução à arqueologia histórica. Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1992.

Charles E. Orser Jr., historiador e arqueólogo norte-americano, professor de antropologia da Illinois State University, é um dos percussores da Arqueologia Histórica nos Estados Unidos, tem trabalhado temas na história pós-colombiana o qual denomina “arqueologia do mundo moderno”, atua na teoria social, arqueologia da desigualdade social e cultura material da modernidade. 

Suas pesquisas se desenvolveram em objetos investigados nos Estados Unidos, América do Sul, Brasil, África. Dentre as suas obras destacamos: Unearthing Hidden Ireland: Historical Archaeology in County Roscommon. Wordwell Press, Bray, Ireland, 2006; Images of the Recent Past: Readings in Historical Archaeology.Altamira, Walnut Creek, California, 1996; Race and the Archaeology of Identity. University of Utah Press, Salt Lake City, 2001; Encyclopedia of Historical Archaeology. Routledge, London, 2002; (Thomas C. Patterson). Foundations of Social Archaeology: Selected Writings of V. Gordon Childe. Altamira Press, Walnut Creek, California, 2004; (Pedro P. A. Funari and Solange Nunes de Oliveira Schiavetto). Identidades, Discurso e Poder: Estudos da arqueologia contemporâanea.FAPESP, São Paulo, Brazil, 2005; The Material Basis of the Postbellum Tenant Plantation: Historical Archaeology in the South Carolina Piedmont. University of Georgia Press, Athens, 1998; Introdução à arqueologia histórica. Translated by Pedro Paulo A. Funari. Oficina de Livros, Belo Horizonte, Brazil, 1992; A Historical Archaeology of the Modern World. Plenum Press, New York, 1996; Introducción a la Arqueología Histórica. Translated by Andrés Zarankin.Asociación Amigos del Instituto Nacional de Antropología, Buenos Aires, Argentina, 2000; Race and Practice in Archaeological Interpretation. University of Pennsylvania Press, Philadelphia, 2004; Historical Archaeology. Second edition. Prentice-Hall, Upper Saddle River, New Jersey, 2004; The Archaeology of Race and Racialization in Historic America. University Press of Florida, Gainesville, 2007 dentre outras, além de inúmeras publicações com temas voltados à arqueologia e antropologia em diversas revistas científicas internacionais. Ver: http://nysed.academia.edu/CharlesOrser. 

A obra de Orser Jr foi traduzida por Paulo Funari no ano de 1992, a sua inserção nos estudos da arqueologia histórica brasileira refletiu os anseios e ao desenvolvimento dessa área que nesse período alcançava sua consolidação nas pesquisas realizadas no Brasil. Introdução à arqueologia histórica norteou o campo conceitual dessa disciplina como um manual, necessário a todos que adentram na seara da arqueologia histórica, esta disciplina surgida na América do norte e praticada no Brasil. O objetivo do autor consiste em explicar o campo conceitual da arqueologia histórica evidenciando o estudo dos artefatos e as mais variadas fontes de informações utilizadas, já que o seu estudo refere-se a questões ligadas ao colonialismo e imperialismo. 

A obra está dividida em seis capítulos: O que é a arqueologia histórica; o segundo, As diferentes fontes da arqueologia histórica; o terceiro, Diferentes visões sobre o que arqueologia nos informa; em particular a arqueologia histórica; o quarto, Especificidades da arqueologia histórica: solos e artefatos; o quinto, Um exemplo de arqueologia histórica: as fazendas do novo mundo e o sexto, arqueologia histórica e reconstrução. 

No primeiro capítulo, o autor situa a arqueologia histórica a partir da definição do seu campo de atuação, problema esse ocasionado pelo fato da arqueologia histórica ser uma subdivisão autônoma da arqueologia, e também a forma com a qual a Europa e a América do Norte temporalizam o período histórico na arqueologia. 

No segundo apresenta a variedade de fontes de informação utilizada nas pesquisas da arqueologia histórica, como artefatos, estruturas, arquitetura, documentos escritos, informações orais e imagens pictóricas. 

Já no terceiro capítulo, o autor discute as correntes teóricas que nortearam a interpretação arqueológica, e enfatiza o uso de determinadas correntes na arqueologia histórica para compreender as evidências da atividade humana em sítios arqueológicos. 

O quarto capítulo, mostra como a arqueologia histórica retira conhecimento do solo e artefatos estudados, através da estratigrafia e dos registros que esta evidencia. 

No quinto capítulo, exemplifica através das fazendas do novo mundo informações históricas, sociais, e culturais que são possíveis através da pesquisa na arqueologia histórica. 

E por fim no sexto capítulo, apresenta a arqueologia histórica como elemento que fornece informações sobre a aparência física dos sítios históricos contribuindo para restauração e reconstrução de estruturas arquitetônicas, permitindo conhecer detalhes da arquitetura dos edifícios trabalhados. 

23 comentários:

  1. Um grande manual sobre a arqueologia histórica, com uma leitura agradável e de fácil compreensão. Orser Jr. propõe discussões sobre conceitos e caracterizações acerca da arquelogia histórica, possibilitando resumir sua obra na seguinte frase apresentada por Funari: "A Arqueologia Histórica produz estudos que ultrapassam a mera coleta de objetos, produzindo interpretações a respeito do fazer e do viver de uma sociedade. Através do estudo da cultura material podemos entender a estrutura espiritual da sociedade e, a partir da exploração material, compreender a estrutura e as suas relações de poder"(FUNARI apud ORSER JR. 1992,p.9).

    ResponderExcluir
  2. CHARLES OSSER: Com a sua inserção nos estudos de arqueologia histórica,teve importante contribuição para que se consolidasse os estudos da arquelogia.Com a abordagem dos seis capítulos apresentados e explicados por Ronaldo, mostra como a arqueologia se aproxima muito da museologia.No 1º capítulo o autor mostra que é preciso fazer uma definição do campo da arqueologia para que possa situa-la melhor,já no segundo apresenta como colher determinadas informações junto a pesquisa.Mostra o quanto é preciso discutir as teorias estudadas,para poder entender as atividades humana ou seja em objetos deixados no solo na qual os artefatos levara a respostas convincentes e por fim mostra a arqueologia histórica como fornecedora de informação. JHON LENNON

    ResponderExcluir
  3. Nesta obra o autor explica, como a subdivisão da arqueologia em arqueologia histórica vem contribuir através de pesquisas a reconstrução de grupos étnicos. Utilizando como fonte de informações documentos,artefatos,arquitetura e todo tipo de registro que possa identificar esses grupos.E a influência que tiveram por colonizações na sua cultura, essa area especifica da arqueologia ela vai além de escavações é um estudo minucioso e mais detalhado da história da humanidade.

    ResponderExcluir
  4. Ele possibilita que estudantes e pesquisadores tenham uma base para seus trabalhos que envolvam a arqueologia histórica, já que ele é um dos percussores e esse livro atua como um manual o que facilita bastante para quem quer entender esse campo de atuação que ao meu ver chega a ser extenso por haver uma subdivisão.

    ResponderExcluir
  5. A obra de Orser jr. enfatiza a questão de temas na história pós-colombiana,teoria social e arqueologia da desigualdade social e cultura material da modernidade.O historiador e arqueólogo investigou objetos nos Estados Unidos,Brasil,América do Sul e África
    Orser jr. dividiu sua obra em 6 capítulos:
    1º estabelece a arqueologia histórica a partir do seu campo de atuação
    2º utilizou várias fontes de pesquisa: artefatos,estruturas,arquitetura,documentos escritos,imagens pictóricas e informações orais.
    3º discute as correntes teóricas que seguiam a interpretação arqueológica.
    4º através da estratigrafia mostra como a arqueologia histórica retira conhecimento do solo.
    5º comprova através das fazendas do novo mundo informações históricas,sociais e culturais que são possíveis através da pesquisa na arqueologia histórica.
    6°apresenta a arqueologia histórica como elemento que fornece informações sobre a aparência física dos sítios históricos.

    ResponderExcluir
  6. O desenvolvimento da Arqueologia esta dentro de uma escala geral e particular, pois para compreendermos os paradigmas teóricos que envolvem a Arqueologia Histórica, faz-se necessário revisar e conhecer as influências teóricas das correntes do pensamento arqueológico, que muito contribuíram na consolidação desta enquanto disciplina e têm delineado o seu campo teórico.
    Esta disciplina possui um campo de análise vasto e promissor, que, desenvolvido sob a influência das correntes do pensamento arqueológico, gerou variados temas e abordagens que nos fornecem informações das quais podemos reconstituir e interpretar as sociedades do passado, e na lógica entre passado e presente conhecermos a nós mesmo.

    ResponderExcluir
  7. As idéias de Charles E.Orser Jr,e seus conceitos sobre a arqueologia, mudaram para melhor o rumo dos aqueologos brasileiros. eles agora com uma disciplina historicas que vai conceituar suas teorias e da enfase no seus trabalhos de arqueologos

    ResponderExcluir
  8. A arqueologia histórica se desenvolveu através das correntes históricas que embasaram à arqueologia e atualmente direcionam as reflexões inferidas nos trabalhos arqueológicos.

    ResponderExcluir
  9. o livro vem retratar o campo de atuaçao da arqueologia historicca e sua definiçao, dentre sua variedade de de fontes de informação aos elementtos fornecedores dessas informações.

    ResponderExcluir
  10. O autor mostra através do livro a vasta área que a arqueologia abrange, e exemplifica em que áreas a arqueologia transita e quais os métodos de pesquisas.Ele mostra também que a arqueologia é de suma importância na construção da história, no sentido de desvendar o passado não só em sua estrutura física, mais também em se saber de sua história sócio-cultural.

    ResponderExcluir
  11. Orser é um importante arqueólogo que contribuiu para consolidação da arqueologia aqui no Brasil direcionado o caminho conceitual. Mostrando uma nova forma de "olhar" os artefatos e a constatação da atividade humana nos sítios arqueológicos através da pesquisa arqueológica.Também ressaltando riqueza dos detalhes das estruturas arquitetônicas.

    ResponderExcluir
  12. Orser Jr em seu trabalho introdução à arqueologia histórica vai passar aos leitores o que é arqueologia, seus metodos de pesquisa pocibilitando mais conhecimento sobre a hitória do passado.

    ResponderExcluir
  13. JACIRA
    A obra de Orser é de grande a importância,evidência odesenvolvimento da arquiologia no Brasil e a interdiciplinaridade da mesma.

    ResponderExcluir
  14. Depois de traduzida por Paulo Funari a obra Charles E. Orser Jr, a obra introdução a arqueologia historica, vai servir de grande suporte para esse novo olhar da arqueologia
    A arqueologia historica Como foi dito, vai estuadar os artefatos arqueologicos, na mais variadas fontes de informaçãos fazendo dela uma subdivisão da propria arqueologia
    Sua obrase divide em seis capitulos, onde ao decorrer dele, mostra desde os primeiros metodos adotados no campo de atuação, as informações que ali já existem, até
    Como é feita essa atividade na pratica, como saõ feitos os estudos dos artefatos, a que direção se chegharam aquela fonte contando não só com informações presas aos objetos, e também informações orais que ali existe.

    ResponderExcluir
  15. Depois de traduzida por Paulo Funari a obra Charles E. Orser Jr, a obra introdução a arqueologia historica, vai servir de grande suporte para esse novo olhar da arqueologia
    A arqueologia historica Como foi dito, vai estuadar os artefatos arqueologicos, na mais variadas fontes de informaçãos fazendo dela uma subdivisão da propria arqueologia
    Sua obrase divide em seis capitulos, onde ao decorrer dele, mostra desde os primeiros metodos adotados no campo de atuação, as informações que ali já existem, até
    Como é feita essa atividade na pratica, como saõ feitos os estudos dos artefatos, a que direção se chegharam aquela fonte contando não só com informações presas aos objetos, e também informações orais que ali existe.

    ResponderExcluir
  16. Mostra a interdisciplinariedade da arqueologia onde Orser descreve muitos bem, levando ao um caminho conceitual, descrevendo a arqueologia e quais as formas de pesquisas que podem ocorrer, sendo uma leitura fácil e de boa compreensão !

    ResponderExcluir
  17. Em sua obra CHARLES OSSER nos deixa claro todos os aspectos da arqueologia histórica e também exemplifica o campo de atuação da mesma.
    Um bom livro e de facil entendimento e que nos explica detalhadamente os conceitos da arqueologia histórica.

    ResponderExcluir
  18. Orser nos apresenta um paradigma diferente para a Arqueologia no Brasil que mais tarde será adotado por diversos estudiosos, como Pedro Paulo Funari.

    ResponderExcluir
  19. Percebe-se muito a interdisciplinaridade da arqueologia. Livro de fácil entendimento,ele ressalta muito em suas pesquisas a riqueza nos detalhes de cada instituição arquitetônica pesquisada.

    ResponderExcluir
  20. O livro explica todo o conceito de arqueologia histórica,facando no estudo dos artefatos e suas fontes, nos capitulos o autor explica as variedades das fontes de pesquisa voltadas para a arqueologia e fala sobre a arqueologia histórica como artefatos,estruturas,arquetetura,documentos escritos ,informações orais e imagens pictorias o autor vai descrevendo em seus capitulos todas as evidencias da atividade humana em sitios arqueológicos.
    A ideia final do livro é mostrar a arqueologia histórica como fornecedora de informações sobre as recontruções e restaurações arquitetônicas.

    ResponderExcluir
  21. O livro relata os questionamentos e os avanços da arqueologia, a chegada dela da Europa e a da America do norte, como a arqueologia pode ser trabalhada, as teorias da materia, e como coloca as informações(objetos) em pratica para o ver do publico.

    ResponderExcluir
  22. Servindo com um manual para consolidação de suas pesquisas tratando suas áreas na história, trazendo definições, partindo assim para suas interpretações com o seu conhecimento, para isso a criação dos métodos tudo para solucionar ou restaurar essa história, com elementos e informações obtidos.

    ResponderExcluir
  23. Servindo com um manual para consolidação de suas pesquisas tratando suas áreas na história, trazendo definições, partindo assim para suas interpretações com o seu conhecimento, para isso a criação dos métodos tudo para solucionar ou restaurar essa história, com elementos e informações obtidos.

    ResponderExcluir