Imagem: Andrés Zarankin em Aracaju - SE, 2011
Fonte: Foto Janaina Cardoso de Mello
Professor
do Departamento de Sociologia e Antropologia da FAFICH-UFMG desde 2006, onde
ministra aulas na graduação e na pós-graduação. Foi sub-coordenador do mestrado
em Antropologia (2006-2008) sub-coordenador do curso de Antropologia
(2009-2011) e atualmente é Chefe do Departamento (2011- ). Foi bolsista do
CONICET, FAPESP e CNPQ. A sua formação inclui; graduação em Antropologia com
orientação em Arqueologia na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de
Buenos Aires (1988-1994), Especialização em Historia e Critica da Arquitetura
na Faculdade de Desenho, Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Buenos
Aires (1995-1997) e Doutorado em Historia na Unicamp (1998-2001). Também fiz
dois pós-doutorados, um em Arqueologia no CONICET (2001-2003) e outro em
Historia na UNICAMP (2004-2005). Como pesquisador, tem publicado mais de uma
dúzia de livros, e mais de 60 artigos (em revistas nacionais e internacionais).
Realizou mais de 40 trabalhos de campo em arqueologia histórica no Brasil e no
exterior. Desde 1995/96 coordena um projeto internacional para estudar as
primeiras estratégias humanas de ocupação da Antártica, com financiamento do
CONICET, FONCyT e atualmente do CNPq. É coordenador do Laboratório de Estudos
Antárticos em Ciências Humanas da FAFICH-UFMG. Foi pesquisador do CONICET
(Argentina) e professor visitante na Universidade de Buenos Aires e Unicamp.
Atualmente é pesquisador "Correspondiente" do CONICET (Ad Honorem) e
professor visitante no mestrado de arqueologia da UFRJ e da UFS. É o editor
responsável, junto ao Prof. Dr. Carlos Magno Guimarães, da Revista Vestígios:
Revista Latino americana de Arqueologia Histórica, assim como participa de
diversas comissões editorias em revistas nacionais e internacionais. Seus temas
de interesse são teoria arqueológica, arqueologia histórica, arqueologia da
arquitetura, arqueologia da repressão e arqueologia antártica.
Que com sua publicações e conhecimento possa nos dar embasamento e discernimento no campo museologico.
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