Sociólogo francês nascido em 1930, Pierre Bourdieu tornou-se celebre pelos seus estudos na área da sociologia da cultura e da educação e também pelas suas teorias no domínio do poder. Na sua obra mais conhecida “ O Poder Simbólico”, defende que o poder apenas pode ser exercido por indivíduos que não admitem estar ligados a ele e que não o reconhecem como arbitrário, morreu na noite do dia 23 de janeiro de 2002, num hospital de Paris aos 71 anos de idade.
Estudou filosofia no ensino superior em Paris, a partir daí teve que realizar rupturas para satisfazer às exigências da instituição escolar. Ele abandonou seu sotaque e suas experiências adquiridas nos primeiros anos de vida, as suas origens o colocavam em situação de exterioridade com as instituições francesas e com o mundo intelectual. Bourdieu se considerava alvo de racismo social, esse dado despertou nele uma lucidez relativa as estruturas sociais da sociedade e seus processos.
Referenciamos aqui algumas de suas obras publicadas: O sentimento de honra na sociedade cabilia, A desvalorização escolar do escolar, A reprodução, Os herdeiros, A economia das trocas simbólicas e o O desencantamento do mundo.
Com seu conhecimentos e formação,Pierr bourdieu vem para nos em riquecer no curso de museologia
ResponderExcluirO autor Pierre Bourdieu vem fazer uma analise de como as estruturas sociais foram construidas em torno de uma simbologia, no campo político,economico,juridico, religioso,artes e educação.E como eles tem sido usado como instrumento de dominação de maneira imposta.E os habitus que foram adiquiridos tendo continuidade ao longo do tempo.
ResponderExcluirO francês Pierre Bourdieu através dos seus trabalhos ajudou a empreender uma investigação sociológica do conhecimento que identificou formas de dominação e reprodução de valores.
ResponderExcluir