terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Plano de Curso de Teorias e Metodologias da História





Ementa:  A disciplina ao longo do semestre de 2012-1 tratará das: 1. Principais correntes teóricas da historiografia contemporânea e  2. Metodologias empregadas produção do conhecimento histórico.


Metodologia das Aulas: 

Aulas expositivas com acesso à paper de cada aula préviamente disponibilizado no blog: http://teoriasemetodologiasdahistoria.blogspot.com/
•Os papers deverão ser comentados no blog pelos alunos da disciplina.
•Visitas técnicas (instituições de guarda documental; instituições museais e sítios urbanos arqueológicos)
•Seminário em grupo de apresentação e debate de obras previamente definidas (*).
(*) Metodologia adotada em aulas de universidades europeias.

UNIDADE I: Clássicos da Teoria da História

Estudos sobre algumas obras clássicas da Teoria da História.
Leituras das aulas expositivas:
BOUTIER, Jean e JULIA, Dominique (Orgs.). Passados recompostos: campos e canteiros da História – tradução de Marcella Mortara e Anamaria Skinner – Rio de Janeiro: EDUFRJ/EDFGV, 1998.
CHARTIER, Roger. História Cultural - Entre práticas e representações. Lisboa/Rio de Janeiro: Difel/ Bertrand Brasil, 1990.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994.

UNIDADE II: Métodos da História

Estudo sobre algumas obras da Metodologia da História.
Leituras das aulas expositivas:
ABREU, Regina. A Fabricação do Imortal. Memória, História e estratégias de consagração no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
ARÓSTEGUI, Julio. A Pesquisa Histórica: teoria e método. Bauru: Edusc, 2006.
CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo (org). Domínios da História: ensaios de Teoria e Metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
REVEL, Jacques (org.). Jogos de escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.

UNIDADE III: Teorias e Métodos Interdisciplinares (História & Arqueologia)

Estudo de algumas obras sobre Teoria e Métodos Interdisciplinares à História.
Leituras das aulas expositivas:
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Arqueologia. São Paulo. Editora Ática, 1988.
FUNARI, Pedro Paulo; ORSER JR., Charles; SCHIAVETTO, Solange Nunes (Orgs.) Identidades, discurso e poder: estudos da arqueologia contemporânea. São Paulo: Annablume, 2005.
GUIMARÃES, Márcia Barbosa. Arqueologia de Assentamentos: Uma análise bibliográfica. pp. 1-40, 2011. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/59054702/Arqueologia-Assentamentos-uma-analise-bibliografica. Acesso  em: 12 de julho de 2011.
NAJJAR, Rosana. Manual de Arqueologia Histórica. Brasília: IPHAN, 2005.
ORSER JR, Charles E. Introdução à Arqueologia Histórica. Tradução Pedro Paulo Abreu Funari. Belo Horizonte: Oficina de Livros,1992.
ZARANKIN, Andrés. Arqueología de la arquitectura: Another brick in the wall. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia. São Paulo, Suplemento 3. 1999. pp. 119-128.

Bibliografia das Apresentações/Debates (Seminários):

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa/Rio de Janeiro: Difel/Bertrand Brasil, 1989.
BLOCH, Marc. Introdução à história. Trad. de Maria Manuel Miguel e Rui Grácio. Lisboa: Publicações Europa-América, S/d.
BURKE, Peter. A Escola dos Annales. São Paulo: UNESP, 1991.
GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
GINZBURG,Carlo. O Queijo e os Vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
HOBSBAWM, Eric. Sobre história. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.
HUNT, Lynn (org.). A Nova História Cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História Cultural. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982
DARNTON, Robert. O grande massacre dos gatos. 2. ed, Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.
DUBY, Georges. A história continua. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/UFRJ, 1993.
SAHLINS, Marshall David. Ilhas de História. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.

Avaliação:
Constará de 3 notas (somadas e divididas por 3, onde o aluno deverá obter no mínimo média total 5,0 para aprovação) atribuídas da seguinte forma:
•Participação individual em aula nos debates (até 6,0)
•Participação com comentários dos papers no blog (até 4,0)
•Relatório das Visitas Técnicas (até 10,0)
•Apresentação de Seminário (até 10,0)
•A prova final terá o conteúdo de todos os textos completos vistos no semestre. Ela só se aplicará para casos em observação**.

(**) OBSERVAÇÃO:

As aulas são presenciais.
Faltas às visitas técnicas implicarão na subtração de pontos do relatório final.
Os alunos devem observar a regulamentação do DAA sobre faltas na homepage da UFS (daa@online, em Informações Gerais:  [http://www.daa.ufs.br/textos/guia/]
À cada final de Unidade haverá uma aula para tirar dúvidas.
Não haverá alteração de datas de seminários e entrega dos relatórios, à não ser em situações de exceção***.
Alunos que faltarem no dia da apresentação do seminário em grupo terão atribuída nota zero à essa atividade. Em caso de atestado médico submetido ao DAA, a reposição da nota ocorrerá em prova individual, sem consulta relativa a obra do seminário.
Alunos que não entregarem o relatório das atividades técnicas estarão automaticamente obrigados à prova final.
Alunos que não fizerem nenhuma das avaliações definidas estarão automaticamente reprovados sem ir à prova final.

(***) Situações de Exceção:

Suspensão das aulas com determinação “oficial” da UFS.
Eventos do Núcleo de Museologia que coincidam com as datas programadas.

2 comentários:

  1. Estou em fase de adaptação,não será nada fácil mas não desistirei estou com dificuldades de entendimento com a leituras dos livros

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  2. estou em fase de adaptação não sera nada fácil,mas desistir jamais.

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