sábado, 5 de maio de 2012

3a) Atividade Avaliativa de Maio (Cinema na Metodologia)

A árvore do amor (2010). 

Título original: Shan zha shu zhi lian. 
Distribuição: Art Filmes/Serendip Filmes.
Direção: Zhang Yimou. 
Elenco: Dongyu Zhou, Shawn Dou, Meijuan Xi, Xuejian Li, Taisheng Chen, Rina Sa, Liping Lü, Ruijia Jiang, Xinbo Yu, Xinyun Xi.
Produção: Hyuai Cao, William Kong, Hugo Shong, Weiping Zhang.
Roteiro: Lichuan Yin, Xiaobai Gu, Mei Ah.
Fotografia: Xiaoding Zhao.
Trilha Sonora: Qigang Chen.
Duração: 115 min.
País: China.
Gênero: Drama.
Sinopse: Após ver seu pai preso pelo governo da China, Jing é mandada para o campo para passar por um período de reeducação durante a Revolução Cultural no país. Preocupada com o futuro de sua família, a jovem adota um comportamente bem prudente. Mas isso muda quando ela conhece Sun, o filho de um oficial, por quem se apaixona. Mesmo com origens tão distintas, os dois vivem um amor em segredo. Mas um dia Sun desaparece e retorna um tempo depois mudado. Jing terá que rever suas convicções para lutar pelo que realmente acredita.

Um Homem de Sorte (2011)

Direção: Scott Hicks
Elenco: Zac Efron, Taylor Schilling, Blythe Danner, Jay R. Ferguson, Riley Thomas Stewart Gênero: Drama
Duração: 101 min.
Distribuidora: Warner Bros 
Produção: Denise Di Novi, Kevin McCormick
Roteiro: Will Fetters
Fotografia: Alar Kivilo
Trilha Sonora: Mark Isham, Hal Lindes
Gênero: Romance/Drama

Sinopse: baseado no livro de Nicholas Sparks, o sargento da Marinha dos EUA Logan Thibault (Efron) retorna de seu terceiro turno de serviço no Iraque, com o que acredita que salvou sua vida: uma fotografia que encontrou de uma mulher que ele nem conhece. Descobrindo seu nome – Beth (Schilling) – e seu endereço, o sargento aparece em sua porta e acaba por aceitar um emprego em seu canil familiar. Apesar da desconfiança inicial de Beth e das complicações em sua vida, um romance acontece entre eles, dando a Logan a esperança de que ela pode ser muito mais do que o seu amuleto da sorte.

Paraísos Artificiais (2011)

Elenco: Nathalia Dill, Luca Bianchi, Lívia de Bueno
Direção: Marcos Prado
Gênero: Drama
Duração: 96 min.
Distribuidora: Rio Filme

Sinopse: Documentarista premiado por "Estamira" (2004), o diretor carioca Marcos Prado esboça em sua primeira ficção, "Paraísos Artificiais", um retrato de geração de jovens em busca de utopias pessoais e de prazer, embalados por drogas sintéticas e música eletrônica. No enredo, Erika é uma DJ de relativo sucesso e muito amiga de Lara. Juntas, durante um festival onde Erika trabalhava, elas conheceram Nando e, juntos, vivem um momento intenso. Entretanto, logo em seguida o trio se separa. Anos depois Erika e Nando se reencontram em Amsterdã, onde se apaixonam. Só que apenas Erika se lembra do verdadeiro motivo pelo qual eles se afastaram pouco após se conhecerem, anos antes. Filmado em várias locações, entre Amsterdã, Rio de Janeiro, Pernambuco e Alagoas, o filme tem sequências belíssimas servindo como cenário para as experiências dos personagens. 

Proposta avaliativa: Deixar um comentário relacionando as discussões presentes ao longo do enredo de um dos filmes às leituras vistas até agora (Le Goff, Chartier ou Hobsbawm). 

10 comentários:


  1. A Árvore do Amor nada mais é do que sobre um amor proibido. Porém, a estética apurada e a riqueza de detalhes culturais presentes na cenografia de Zhang conferem frescor e uma falsa sensação de ineditismo ao trabalho. Com muito romance e uma pitada de política, A Árvore do Amor apresenta a história de Jing, uma jovem estudante enviada, em meio à Revolução Cultural, para se reeducar em uma remota aldeia. Ela tem a consciência de que seu futuro dependem somente de seu comportamento, já que seu pai está preso como direitista e a família foi posta à margem da sociedade. Tudo ficaria bem se ela não se apaixonasse profundamente por Sun, o filho de um General. O sentimento é recíproco, mas a diferença em suas posições sociais torna o romance impensável e perigoso.Com base em Chartier,ele trataria do entrelaçamento das diferencas culturais, mudanças de hábitos,rotina,pensamentos e de sua realidade social , ou seja "Uma Nova História".

    ResponderExcluir
  2. o filme um homem de sorte vem se relacionar com o livro de Hobsbawm mostrando a possibilidade que o sargento Logan teve em ser o formador da sua propria historia presente indo atras de Beth, pelo simples fato de tela achado bonita na foto, se doando a trabalhar em seu canil dai iniciando assim uma trajetoria de trabalho e amor ao mesmo tempo. vindo ele a se enganjar por um dado acontecimento em sua vida. como foi a fotografia daquela linda mulher.

    ResponderExcluir
  3. O filme O homem de sorte faz a ligação entre a obra de Le Goff, onde ele ressalta o valor da memoria tanto escrita como lida, tendo no filme onde o ator diz que sua vida foi salva por causa de uma foto, onde o documento responde por sim mesmo assim encontrando o que procura !

    ResponderExcluir
  4. Depois de uma desilusão amorosa que jing teve depois que o seu namorado soube que ela está grávida, ela parece não acreditar em mas nada e asusta desaparece e depois de muito tempo ela volta para reescrever a sua historia, de uma forma a gora mas concistente e com critérios de saber julgar o que sera melhor para sua vida.
    Para Le goff, a história deve ser alvo decriterosidade, dependendo de quem escreve pode escrever aquilo que le convém, omitindo os fatos reais. Assim a conteceu com jing,quando ela não fez um critério se aquele homem seria uma verdade para história de sua vida, e depois de toda decepição e sofrimento que passou na vida,usara critérios de verdade para reescrever a história de sua vida agora por diante.

    ResponderExcluir
  5. O filme trata de como um objeto mudou a vida de uma pessoa, no caso o sargento Logan, que acredita que foi salvo por uma foto de uma mulher com a qual depois vive um romance. Comparando com a obra de Hoobsbawm, a história do filme se assemelha a nossa história, que é baseado em nossa realidade em livros que são escrito por historiadores que seguem um linha, sendo que no filme inicialmente baseá-se em uma foto que ele achou e formulou uma história toda segundo aquela imagem.Após conhecer a mulher ele percebe que a história não é exatamente como ele imaginara, e é o que Hoobsbawm tenta mostrar, que a história vai além do que vemos nos livros.Existem mais fatores do que escondidos por o autor colocar só o que condis com a linha que o mesmo quer seguir.

    ResponderExcluir
  6. O filme Paraísos Artificiais do diretor Marcos Prado,se alterna em três tempos que se interligam.Acontece numa praia do nordeste brasileiro,no Rio de Janeiro e em Amsterdã.A temática do filme é droga,exemplo a cocaína o ecstasy,GHB e etc.
    Onde os jovens buscam sensações,liberdade,aventuras sem pensar nas consequências.
    Principais personagens são:Nando,Erika e Lara.
    O autor aborda o momento do uso das drogas e as alucinações , com a pouca iluminação que retrata a escuridão do mundo das drogas.

    ResponderExcluir
  7. JACIRA
    O filme Paraisos Artificiais relaciona-se á obra de Le Goff,onde evidenciadas relações entre passado e futuro ciências,lembranças,temporalidade e conflitos,tendo em vista passado e o presente.

    ResponderExcluir
  8. A colocação que relato agora é visto na metodologia do autor Hobsbawm onde o filme passa cenas do passado com as expectativa do futuro.Enfatizando também a Revolução Cultural Chinesa, tendo em vista que,a sociedade,a economia,a política e a agricultura viviam em transições constantes.

    ResponderExcluir
  9. É muito interessante o quanto o conceito de autores são relatados indiretamente em filmes que muitas vezes passamos despercebidos, vejo muito alguns conceitos de Jack Le goff sendo abordados no filme "O Homem de sorte", ele enfatiza a questão da memória tanto lida, quanto escrita.

    ResponderExcluir
  10. Paraísos artificiais

    o filme relata o facil envolvimento dos jovens com as drogas e e retrata varias relações conturbadas dos personagens.
    -com relação ao autor Hosbsbawn:
    ele mostra o passado e as expectativas parao futuro emfatizando outras culturas.

    ResponderExcluir