terça-feira, 6 de novembro de 2012

Andrés Zarankin - Arqueología de la arquitectura: Another brick in the wall. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia


ZARANKIN, Andrés. Arqueología de la arquitectura: Another brick in the wall. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia. São Paulo, Suplemento 3. 1999, p. 119-128.


Neste artigo o autor discute a perspectiva proposta por (Funari, 1996) sobre a materialização das relações culturais, observando na arquitetura a construção da paisagem cultural humana a partir das relações sociais. A ideia de que os objetos produzidos e utilizados pelo homem são ativos, dinâmicos e portadores de significados tem seus estudos preconizados por (Hodder, 1987, Tilley, 1989, Funari, 1991 e Andrade Lima, 1996) e continuado com (Zarankin, 1999).

Apresenta ainda que o arqueólogo durante seu trabalho em sítios arqueológicos, encontram estruturas as quais definem com “arquitetônicas”, e dependendo do pesquisador podem utilizá-las como fonte de informação ou um obstáculo para a escavação. Assim o termo Arqueologia da Arquitetura e cunhado por (Steadmam, 19) visto o desenvolvimento desse estudo no campo arqueológico e que busca compreender dentro de sua análise que as construções são elementos ativos e produtos culturais que interagem de forma dinâmica com os homens. Sobre a temática destaca  os trabalhos de (Rapport, 1969; Deetz, 1977; Leone, 1977; Kent, 1990 entre outros).

As pesquisas nessa área do conhecimento tem transcendido o nível da descrição e embasada na corrente pós-processual inserem a compreensão simbólica e ideológica (Parker Pearson; Richards, 1994).

Ao utilizar as premissas de (Grahame, 1995) o autor defende que a arquitetura contribui para estruturação dos indivíduos dentro dos espaços físicos, e isso remete as relações desempenhadas pelos indivíduos dentro dos espaços os quais podem ser visualizadas e analisadas a partir da planta de edifícios.

Assim a construção dos espaços é um produto de complexos processos de lutas de grupos com interesses opostos caracterizados pela dominação por um lado e resistência do outro (McGuire; Paynter, 1991).

O objeto de estudo desse artigo foi exemplificado através das vivendas domésticas de Buenos Aires do século XVIII, que representaram o marco do capitalismo moderno nessa região e que possibilitou na materialização da arquitetura a inserção de elementos dessa ordem econômica que modelaram a vida cotidiana e as relações na sociedade argentina do período.

A metodologia empregada para obtenção dos resultados consistiu na utilização do Método Gamma (Hillier e Hanson, 1984) que propõem a decomposição da planta do edifício em distintos nós e busca estabelecer a comunicação entre os nós, a fim de perceber a partir da leitura as relações de funcionalidade do edifício.
Enfim, as conclusões obtidas nesta pesquisa evidenciou que as vivendas domésticas do século XVIII representam a reprodução de um sistema, dotada de poder simbólico e que cria componentes para que a sociedade funcione seguindo regras estabelecidas.

5 comentários:

  1. a inter disciplinaridade, apresentadas e as perspectiva de Andrés Zarankin, possa na museologia nos dar bons embasamentos

    ResponderExcluir
  2. O texto primeiramente, especifica sobre que tipo de arqueologia vai se falar e com base em quem e o que foi nomeada dessa forma que é a arqueologia arquitetônica. Mostra a importância que essa arqueologia possua, pois través da leitura física que essas arquiteturas passam, pode-se analisar como se vivia neste tempo, podendo assim analisar muitas outras vertentes, como cultura, economia entre outras.

    ResponderExcluir
  3. atigo muito bom que relaciona de forma interdisciplinar os campos da arquitetura e da arqueologia historica. como nos foi apresentada, a relevância de um trabalho como esse e bem ressaltada agora, e em laranjeiras. nas ruinas do antigo teatro são pedro

    ResponderExcluir
  4. nesse artigo da revista do museu de arqueologia e etnologia, Andrés Zarankin mostra a forma que o arqueologo trabalha e a importancia da arqueologia arquitetonica.
    nos mostra também que a metodologia empregada para obtenção dos resultados consistiu na utilização do Método Gamma, que propõem a decomposição da planta do edifício em distintos nós e busca estabelecer a comunicação entre os nós, a fim de perceber a partir da leitura as relações de funcionalidade do edifício

    ResponderExcluir
  5. Como o próprio Andrés Zarankin afirma: a edificação fala por si só, dando justamente uma ênfase a importância da materialidade, do simbolismo, do estudo através da arqueologia, mas especificamente da arquelogia da arquitetura, na compreensão da representação do edificado.

    ResponderExcluir