terça-feira, 6 de novembro de 2012

Introdução à História (Marc Bloch)


BLOCH, Marc. Introdução à História. Trad. de Maria Manuel Miguel e Rui Grácio. Lisboa: Publicações Europa-América, S/d.

14 comentários:

  1. O autor fala través do livro de como por muito tempo e história vem sido sufocada muitas vezes. Não se relata tudo o que passou, mais sim os pontos convenientes pelos próprios historiadores. Ele fala também que isso só começa a deixar de existir quando se começa a ter duvidas sobre estes fatos relatados que geralmente são muito vagos, mediante a tantos anos e frente a esses anos poucos relatos.Ele incentiva e recomenda que devemos nos aprofundar realmente na história como um todo e não só em fatos que ocorreram na mesma. A história deve ser escrita a um modo geral.

    ResponderExcluir
  2. O autor vai relatar atráves do livro uma maneira diferente de se vê e se fazer historia, não devendo o historiador ficar preso no seu gabinete e escrever uma história que poem em duvida a proria história, segundo ele a historias deve ser escritas de foma inteira e não fatiada, devendo o historiador aprofundar-se nessa complexa relação que é o tempo,homem e sociedade.

    ResponderExcluir
  3. O autor nos mostra em sua obra que o historiador é aquele como em toda ciência, escolhe os objetos a serem estudados e os analisa afim de que possa encontrar semelhanças entre eles.
    Marc Bloch analisa a História como uma ciência concebida por gerações que variam entre períodos curtos e longos.
    TEMPO CURTO é pela conjuntura.TEMPO MÉDIO é pela estrutura e o TEMPO LONGOA penas a observação permite atingir o lugar fixo e determinado onde os significados das coisas podem mudar de orientação.

    ResponderExcluir
  4. JACIRA
    A obra reune um conjunto de trabalhos mostrando como escrever história e esta destinadaauma critica ao modelo de história.

    ResponderExcluir
  5. livro de conteudo bom e pouco menos complexo que os outros, sendo bem aproveitada e dinamica a forma de associação do livro com o video apresentado em sala.

    ResponderExcluir
  6. O autor ao meu ver, relata sobre a sociedade como um marco da historia e é essa história que conta a cultura e a ordem dessa sociedade.

    ResponderExcluir
  7. NESTE LIVRO MARC BLOCH,FAZ UM APANHADO DA INTRODUÇÃO A HISTORIA,FAZENDO UMA ABORDAGEM BEM DENSA DE COMO SE DAVA A HISTORIA NO SEU TEMPO,EXPLICANDO COM METODOS QUE A HISTORIA UTILIZA SEJA NA CRITICA,A HISTORIA COM O PASSADO E O PRESENTE,O INACABADO E ANALISE DA HISTORIA.JHON LENNON.

    ResponderExcluir
  8. juciara evaristo moura6 de novembro de 2012 às 13:59

    O historiador tem um ponto de partida diferente até de outro historiador, pois ele interpreta o fenômeno de forma particular.

    ResponderExcluir
  9. valeria oliveira barbosa6 de novembro de 2012 às 14:04

    mostra que a historiador precisa buscar o seu objetivo e seu ponto de partida.mostra tambem que o termo historia é visto de varias formas.

    ResponderExcluir
  10. valeria oliveira barbosa6 de novembro de 2012 às 14:25

    O autor aponta para a necessidade de relativizar a proposta do texto,falando do cuidado que se deve ter ao aplicar ideias de um contexto cultural,fala tambem sobre o poder simbolico que é algo ignorado.

    ResponderExcluir
  11. juciara evaristo moura6 de novembro de 2012 às 14:33

    com uma leitura complexa,o autor fala sobre o poder simbolico. "...o poder simbolico é com efeito,esse poder invsivel o qual so pode ser exercido com a cumplicidade daqueles que não querem saber que lhe sao sujeitos ou mesmo o exercem."(p.8)
    Segundo ele, a análise estrutural seria capaz de analisar a apreensão de cada uma das “formas simbólicas”, a partir do isolamento da estrutura a cada produção simbólica, dando vez as estruturas estruturadas.

    ResponderExcluir
  12. o autor retrata uam historia que se renova a cada dia seus acontecimentos historicos apesar de terem acontecido a muito tempo estão presentes em nosso cotidiano e ainda fazem sentido .
    Um modo diferente de ver e se fazer historia.

    ResponderExcluir
  13. O autor indica que o passado estará sempre em processo e progresso, mudando muitas vezes seu modo de compriende-lo sendo que poderia ser escrito de maneira diferenciada de acordo com a visão de cada hidtóriador ou do eleitor.

    ResponderExcluir
  14. Marc Bloch é um dos fundadores da Escola dos Annales e historiador francês muito influente no século XX. Em sua obra irá enfocar bem o papel do historiador (ofício), sempre abordando a relação do homem com o tempo na formação da História.

    ResponderExcluir