terça-feira, 6 de novembro de 2012

História & História Cultural (Sandra J. Pesavento)



PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História Cultural. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

16 comentários:

  1. a autora vai trabalhar em seu livros a perpectiva de se elaborarum uma nova forma de construir uma historia cultural.como lea memso diz"A historia é renovada por novos conceitos, trazendo ao publico por sua escrita e leitura. Torna-se claro, pois ao ler o texto é de fácil compreensão" trazendo consido uma nova roupagem que seja produtiva a compreenção dos leitore.

    ResponderExcluir
  2. Para entender bém a história,e preciso andar, buscar e ter um vasto conhecimento do passado para poder fazer uma história cultural confiavel.

    ResponderExcluir
  3. A Sandra Pesavendo no seu livro nos mostra a importancia história cultural.
    em um trecho do seu livro ela diz que“A historia cultural é a renovação das correntes da historia e dos campos de pesquisas, multiplicando o universo temático e os objetos, bem como a utilização de uma multiplicidade de novas fontes” (pag. 69).
    no final do seu livro ela também diz que a história é prazerosa porém perigosa, pois o históriador sofre o risco de cair em descrédito, outro risco é a pluraridade de respostas que ela da aos leitores, que ficam com mais duvidas do que certezas.
    mais é uma otima obra e de facil entendimento recomendo a todos do curso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o livro vem reforçaa importançia da historia culura, ja puxando para o nosso meio academico, que e fundamental importancia para os nossos estudos e pesquisas.

      Excluir
  4. JACIRA
    Olivro esta dividido em capitulos onde fala de cultura,da geneologia,mudanças da historia cultural entre outros.É um verdadeiro manual.

    ResponderExcluir
  5. A autora nos transmite através do seu livro, que através da cultura de hoje vemos muito a cultura do passado por que a nova descende da mesma.Através da história cultural podemos ver como chegamos ao ponto onde estamos hoje. A autora passa também a importância de estudarmos a história bem a fundo pra conhecé-la realmente e assim bebermos de uma história com fatos reais conhecendo-a assim melhor.

    ResponderExcluir
  6. A autora nos transmite através de sua obra a importância em conhecer os fatos históricos como realmente aconteceram, pois assim, mesmo em meio as prováveis dúvidas que teremos pelo mesma, conheceremos a trajetória de como chegamos ao ponto onde estamos hoje. Ela destaca a importância da história cultural, pois a mesma se relaciona diretamente com as do tempo de hoje por ter descendido da mesma, ou seja, a cultura do passado possibilitou a de hoje.

    ResponderExcluir
  7. JUCIARA MOURA
    a autora nos mostra todas as vertentes da da história cultural.
    e nos mostra claramente as vantagens e desvantagens dos historiodores as alegrias e os problemas que eles enfrentam.

    ResponderExcluir
  8. Pelo que deu pra entender é que a autora coloca em pauta é que o historiador é um entermediador do conhecimento para o publico ou pessoas que estão no caminho da historia.

    ResponderExcluir
  9. A AUTORA CHAMA A ATENÇÃO PARA A HISTORIA CULTURAL A RESPEITO DE NOVOS PARADGIMAS QUE A HISTORIA SOFRE E TENDE A CONTINUAR,NA QUAL A HISTORIA CULTURAL PASSA A SER VISTA DE OUTRA FORMA JUNTO A RENOVAÇÃO DAS CORRENTES DA HISTORIA.

    ResponderExcluir
  10. A autora mostra em sua obra, que a história cultural é um método de pesquisa utilizado pelo historiador para entender como a sociedade foi construida ao longo do tempo.E a importância da interdiscipliniralidade da história com a psicologia, antropologia,literatura, sociologia e economia vem contribuir para entendimento da construção socio-cultural do homem.

    ResponderExcluir
  11. A autora fala sobre a cultura do historiador.
    Que o historiador tem que passar a historia e os estudos e conhecimentos para as pessoas que estão no caminho da historia e tambem pro publico.
    Isso é um dever de todo historiador.

    ResponderExcluir
  12. Sandra Pesadelo relata sobre, a importância da História cultural e a interdisciplinalidade com outras ciências,como também enfatiza a questão da cultura política como forma de crescimento para a História.

    ResponderExcluir
  13. Em sua obra a autora fala sobre a importancia da renovação das correntes historicas e seus campos de pesquisa.
    Fala que a historia é renovada atraves de novos conceitos.

    ResponderExcluir
  14. Sandra Pesavento demonstra em sua obra como a História Cultural surgirá como uma renovação das correntes da história e dos campos de pesquisas. Um verdadeiro manual sobre os caminhos teóricos percorridos pela História Cultural, o livro é de fácil compreensão e foi muito bem exposto aqui.

    ResponderExcluir
  15. Sandra Pesavento demonstra em sua obra como a História Cultural surgirá como uma renovação das correntes da história e dos campos de pesquisas. Um verdadeiro manual sobre os caminhos teóricos percorridos pela História Cultural, o livro é de fácil compreensão e foi muito bem exposto aqui.

    ResponderExcluir