terça-feira, 6 de novembro de 2012

O grande Massacre de Gatos (Robert Darnton)



DARNTON, Robert. O grande massacre dos gatos. 2. ed, Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.

11 comentários:

  1. O livro é um acompanhamento da história da FRANÇA antes da revoluçao, e o autor para fazer esse relato do livro que reaprenter as historias inocentes que tinha nos contos de fadas. O massacre dos gatos tem por objetivo, fazer os franceses adultos e não as crianças da época, refletirem de como só os fortem sobrevivem.

    ResponderExcluir
  2. apesar de ter o nome de O massacre dos gatos, e usar temas de história sinfantis, o publico alvo do autor Robert Darnton não eram as crianças, e sim os adultos daquela época.
    O objetivo dele era de mostrar aos adultos formas adequadas para viver usando supertições e contos de fadas.

    ResponderExcluir
  3. valeria oliveira barbosa6 de novembro de 2012 às 08:35

    O grande massacre dos gatos traz um estudo da historia das mentalidades, e o autor procurou apresentar como a frança no sec passado pensava. É interressante pois mostra os aqueles contos de fadas que curtimos,mas mostrando suas primeiras versoes ate analises do romance de Rousseau.

    ResponderExcluir
  4. O livro fala sobre histórias que hoje são contadas para crianças e que no passado era focado nos adultos, de forma que as histórias eram diferentes,de uma maneira a chamar a atenção desses adultos a forma que estavam vivendo, visando assim que estes mesmos adultos refletissem através desses fins que não eram bonitinhos,repensassem sua forma de agir e viver, e o autor analisa isso ao decorrer do livro.

    ResponderExcluir
  5. o autor vai montar em seu livro um historia que acontece na frança antes mesmo dela se tornar palco de grandes revoluções.
    como a sociedade pensava de fato?, como eles ragiam em meio a uma conturbação social?
    são essas perguntas que o autor esclarece em sua obra, pois na verdade os contos não eram como saõ vistos hoje em dia, onde tudo é lindo e sensato, era totalmente o contrario.

    ResponderExcluir
  6. JACIRA
    O livro faz aliança entre história e antropologiao mostrando os contos como representaçâo social.

    ResponderExcluir
  7. uma das coisas que ao livro ter sido apresentado por nossos colegas, é a forma que as pessoas encontraram em distorçer as historias, antes para alerta os adultos, para uma linguagem em que tornou esses contos em historias infantis, isso vem remontar as verades de uma repaginação historica desses contos, achei otimo o livro e vou aproveitar as ferias para ler esse grande livro.

    ResponderExcluir
  8. Esse livro pelo que os meninos apresentaram é muito gostoso de ver, pois fala dos contos, que eles são so pra crianças e na realidade eles são de forma todalmente diferente, são voltados para realidade no tempo dele.

    ResponderExcluir
  9. PELO QUE FICOU CLARO,ESSE TIPO DE MASSACRE ERA OCORRIDO NA FRANÇA,E ERA UM FORMA DE PROTESTO QUANDO UM DETERMINADO GRUPO DE PESSOAS ESTAVAM INSATISFEITAS COM FATOS OCORRIDOS NA FRANÇA ONDE ESSES GATOS ERAM MORTOS E EXPOSTO NAS RUAS. JHON LENNON.

    ResponderExcluir
  10. Ao ver a capa logo vem o pensamento que é um livro infantil, ao ler se deparamos com um conteúdo totalmente diferante dedicado para leitura adulta.

    ResponderExcluir
  11. O livro é um estudo da mentalidade francesa, o autor faz essa análise através da interdisciplinaridade entre a história social e a antropologia.

    ResponderExcluir