terça-feira, 6 de novembro de 2012

Pierre Bourdieu - Biografia


Sociólogo francês nascido em 1930, Pierre Bourdieu tornou-se celebre pelos seus estudos na área da sociologia da cultura e da educação e também pelas suas teorias no domínio do poder. Na sua obra mais conhecida “ O Poder Simbólico”, defende que o poder apenas pode ser exercido por indivíduos que não admitem estar ligados a ele e que não o reconhecem como arbitrário, morreu na noite do dia 23 de janeiro de 2002, num hospital de Paris aos 71 anos de idade. 

Estudou filosofia no ensino superior em Paris, a partir daí teve que realizar rupturas para satisfazer às exigências da instituição escolar. Ele abandonou seu sotaque e suas experiências adquiridas nos primeiros anos de vida, as suas origens o colocavam em situação de exterioridade com as instituições francesas e com o mundo intelectual. Bourdieu se considerava alvo de racismo social, esse dado despertou nele uma lucidez relativa as estruturas sociais da sociedade e seus processos. 

Referenciamos aqui algumas de suas obras publicadas: O sentimento de honra na sociedade cabilia, A desvalorização escolar do escolar, A reprodução, Os herdeiros, A economia das trocas simbólicas e o O desencantamento do mundo.

3 comentários:

  1. Com seu conhecimentos e formação,Pierr bourdieu vem para nos em riquecer no curso de museologia

    ResponderExcluir
  2. O autor Pierre Bourdieu vem fazer uma analise de como as estruturas sociais foram construidas em torno de uma simbologia, no campo político,economico,juridico, religioso,artes e educação.E como eles tem sido usado como instrumento de dominação de maneira imposta.E os habitus que foram adiquiridos tendo continuidade ao longo do tempo.

    ResponderExcluir
  3. O francês Pierre Bourdieu através dos seus trabalhos ajudou a empreender uma investigação sociológica do conhecimento que identificou formas de dominação e reprodução de valores.

    ResponderExcluir