terça-feira, 6 de novembro de 2012

O Queijo e os Vermes (Carlo Ginzburg)



GINZBURG,Carlo. O Queijo e os Vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.


9 comentários:

  1. O livro vai retratar a historia de um campones, que não se rendia, as imposições colocadas pela igreja cátolica.Por suas criticas feitas a igreja cátolica na época, foi jugaldo, mesmo sabendo que o caminho era a inquisição ele não se rendeu, defendeu com pravura seu ponto de vista de que o escluido tambem tem deireito a ler e poder se espressar

    ResponderExcluir
  2. O autor não quis exaltar o camponês, mais sim exemplificar através dele que ao contrário do que se pensava não era apena a massa dominante que possui a capacidade de formular ideis, mais todas as pessoas são capazes disso, por que independente de classe social, todo possuem cultura, e através de uma história verídica e esquecida ele pode mostrar isso.

    ResponderExcluir
  3. o livro contar uma micro-historia,na idade média onde um campones sem prestigio nenhum na sociedade, começa a difundir seus pensamentos e ideias´que para a igreja católica era heresia. logo é subemtido a varias inquisições, chegando a ser jugado, mas em nenhum momento se deixar abafar por ameaças e punições que igreja determinava.
    menocchio como era conhecido só queria dizer a sociedade que campones também tem cultura, também tem voz perante ao seu meio socia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o livro vem apresentar a historia de um campones, que para muitos na epoca eram pessoas tratadas com o sem cultura, mas que a parti de um campones o autor consegue estudar a historia de toda uma comunidade.

      Excluir
  4. Nesse livro relata a vida de uma pessoa que a estatura dele não favorese as chances dele pois ele tras a luta e a mudança que se pode fazer.

    ResponderExcluir
  5. O AUTOR UTILIZA UM PERSONAGEM DO CAMPO,TENTANDO MOSTRA QUE PESSOAS QUE SÃO CAMPONESAS SÃO CAPAZES DE UTILIZAR SUAS IDEIAS E PANSAMENTOS ONDE A IGREJA CATOLICA OS VIA COMO HEREGE. JHON LENNON.

    ResponderExcluir
  6. é relatado no livro a imagem do camponês e todos as exigencias da igreja catolica na epoca que favorecia apenas as massas dominates da epoca, não dando vez aos mais humildes.

    ResponderExcluir
  7. O grupo de apresentou o seminário do livro o Queijo e os Vermes de Carlos Ginzburg segundo a professora Janaína foi o único livro baseado em uma História.
    E essa por sua vez relatava a vida de um moleiro chamado Menocchio que sofre decriminação da igreja,por ideologias diferentes.

    ResponderExcluir
  8. Um livro que retrata o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela inquisição, uma bela narrativa sobre a relação entre diferentes culturas religiosas demonstrando a postura da igreja quanto a existência e manifestação de diferentes crenças.

    ResponderExcluir