terça-feira, 6 de novembro de 2012

O poder simbólico (Pierre Bourdieu)




BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. tradução Fernando Tomaz (português de Portugal). 2a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. 322p.

11 comentários:

  1. O poder simbolico do qual trata o livro, nos da uma noção de como as pessoas de um carárater não sadio pode fazer uma construçao da imagem cuase que perfeita. um bom exemplo disso é a copa do mundo que acontecerá no Brasil em 2014, sendo construida uma imagem de que o país não tem mais os problemas do passado,como violência, desigualdade socialetc.

    ResponderExcluir
  2. Pierre Bourdieu autor renomado e famoso do livro O poder simbolico, e de varias outras obras. Fala nesse livro um pouco sobre espaços sociais,teoria cientifica e outras coisas.
    um assunto que ele ressaltou que eu achei interessante é de que toda ação histórica põe em presença dois estados da história: a história que se acumulou ao longo do tempo nas coisas e a história no seu incorporado estado, que se tornou habitus. que apesar de serém diferentes são de extrema importancia

    ResponderExcluir
  3. O autor mostra que a história cultural e social, andam juntas. Enquanto a história cultural se desenvolve com o tempo, a cultural é um aglomerado de conhecimento que o tempo proporcionou, porém uma precisa da outra para ser contada e mostrada.

    ResponderExcluir
  4. o pode simbolico por ser uma coisa abstrata, fora do meio material o torna um livro com uma leitura complexa, mas que tem grande ebasamento em explicar a historia como ela é, como se forma através do poder simbolico, seja ele no campo politico social ou até mesmo dentro da propria historia.

    ResponderExcluir
  5. JACIRA
    Apresenta o poder dos simbolos tratando politica, cultura,etc e como uma pode iteragir com áoutra nacontrução da sociedade.

    ResponderExcluir
  6. como foi dito em sala prela professora esse e o livo mais completo dos seminarios, mas mesmo complexo o grupo soube o apresentar muito bem sendo de bom entendimento a todos.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é muito complicado pois o que eu ouvi é que o autor pensa que o historiador é o "poder" pois o historiador tem esse poder de passar informações ao publico.

    ResponderExcluir
  8. PELO O QUE FICOU CLARO,O PODER SIMBOLICO AO QUAL O AUTOR FALA,DIZ RESPEITO A ALGO QUE É IMPOSTO A EXEMPLO PELA POLITICA OU MESMO PELA SOCIEDADE NA QUAL SE TORNA UM FATOR MUITO FORTE QUE MANIPULA A SOCIEDADE. JHON LENNON.

    ResponderExcluir
  9. A historia cultural e social caminham do mesmo lado ,mas uma independe da outra.
    Nos mostra a construção da imagem de um individuo ou local.

    ResponderExcluir
  10. O entrelaçamente da história cultural e o social, valorizando o que cada uma tem de importante.
    A dupla E,E Arrazaram na questão do saber, soube passar as idéias contida no livro.Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. O poder simbólico é uma obra rica, porém complexa, que nos traz a importância dos símbolos como instrumentos da integração social, enquanto instrumentos de conhecimento. Bourdieu ainda cita a ênfase nas funções políticas que os sistemas simbólicos têm, os símbolos seriam produzidos para servir à classe dominante.

    ResponderExcluir