terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sandra Pesavento - Biografia



Sandra Jatahy Pesavento graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1978) e doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1987). Realizou três pós-doutoramentos em Paris. Foi professora convidada de várias instituições estrangeiras. Foi professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Departamento de História e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR).

Atuou na área de História, com ênfase em História do Brasil, trabalhando com os seguintes temas: história cultural, história cultural urbana, imaginário e representações, história e literatura, patrimônio e memória.


Ministrou cursos e conferências em universidades como França, Espanha, Holanda, Bélgica, Itália, Portugal. Entre suas publicações contam-se 29 livros, 22 capítulos/ensaios em livros nacionais e 3 em livros estrangeiros, 54 artigos em periódicos científicos nacionais e 13 em estrangeiros, 17 publicações em anais de congresso.


Foi pesquisadora IA do CNPq; coordenadora do grupo internacional Cleope de historia e literatura, membro associado CERMA/CNRS/EHESS de Paris e coordenadora nacional do GT em História Cultural da ANPUH.

Faleceu no início de 2009 de parada cardíaca, sendo homenageada nacionalmente em vários encontros de historiadores.

2 comentários:

  1. concerteza Sandra Pesavento, vai ser sermpre lembrada, pois foi uma brasileira que lutou pela cultura popular, fez questão de mostrar isso em seu trabalhos sempre,uma autora que não se prendia a uma só conceito, e sim a junção dessas culturas na sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Essa será mais uma autora, que contribuirá de forma certa no meu sucesso.

    ResponderExcluir